Ministério do Esporte Voluntários em Manaus dão exemplo de dedicação e companheirismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Voluntários em Manaus dão exemplo de dedicação e companheirismo

Coordenadora de Manaus, Ozeneide Nogueira (centro) se junta aos voluntários na atuação (Foto: Agnaldo Olieira Júnior)Coordenadora de Manaus, Ozeneide Nogueira (centro) se junta aos voluntários na atuação (Foto: Agnaldo Olieira Júnior)Manaus se preparava para receber mais uma partida doa Copa do Mundo da FIFA 2014 neste domingo (23.06) quando, logo cedo, os voluntários, se reuniam na Central do Voluntário, a 1,5 km da Arena da Amazônia, na sede da Reitoria da Universidade Estadual do Amazonas. Todos com a motivação e orgulho de  participar deste momento histórico para a cidade e de levar para o currículo a experiência vivida.

Na turma animada com a possibilidade aumentar conhecimentos estavam Maria Vasconcelos e Mário Colares. A engenheira florestal pretende agregar a experiência ao seu projeto acadêmico. “Aqui estou aprendendo com os mais jovens a arte de motivação para a atividade voluntária. Na Universidade vou desenvolver um projeto no qual a presença de voluntários é fundamental”, explica Maria.

Mário Colares é o coordenador de um dos grupos formados para atender aos turistas que chegam à cidade. Já na manhã deste domingo colocava em prática o que aprendeu com as dicas passadas pela professora. “São macetes importantíssimos porque facilitam nossa comunicação com os torcedores estrangeiros, não só americanos”, afirma Mario.

Administrador de profissão, Redvaldo Silva, aos 53 anos aceitou o desafio de liderar uma equipe de voluntários, dando suporte a quem atua nos jogos na Arena da Amazônia. Durante os jogos, ele percorre o entorno do estádio carregando caixas térmicas com gelo e água, para os colegas, em diferentes pontos de atuação. “É uma experiência muito satisfatória que não vou esquecer nunca. É um grande prazer para mim trabalhar com uma turma tão motivada”, declarou.

O espírito do voluntariado também contaminou Madson Jéfferson e Érica Pereira. Posicionados próximo à entrada principal da Arena da Amazônia, indicam a melhor forma de chegar aos portões aos torcedores. Madson parou um pouco a atividade de auxiliar de farmácia para se dedicar ao voluntariado durante os jogos em Manaus. “Muito feliz em participar e mais ainda em saber que vou poder colocar essa experiência no meu currículo”, diz ele. Érica também deixou por alguns dias a atividade como auxiliar de recursos humanos para participar da Copa do Mundo como voluntária. “Está valendo muito à pena estar aqui”, afirma.

Willys Martins é um desses obstinados e apaixonados pelo voluntariado. A fluência no inglês e o espírito de liderança deram a ele a condição de coordenador do grupo que fica no Aeroporto Eduardo Gomes. “Sempre recebo todos de braços abertos. Esta é minha condição fundamental de estar aqui. Preciso estar feliz e, de fato estou. Até consegui, pelos contatos que estou fazendo ter o meu currículo avaliado por uma companhia aérea nacional. Só posso dizer que tudo isso tem me deixado num estado de felicidade plena”, afirma Willys.

Inglês na ponta da língua                                                                               

O jogo entre Estados Unidos e Portugal motivou a visita de mais de 30 mil torcedores norte-americanos para Manaus. Um curso de inglês instrumental, que revisa as expressões mais utilizadas, foi ministrado na véspera, para reforçar o idioma a todos voluntários que estariam em pontos de grande concentração de torcedores em Manaus.

“É preciso que estejamos preparados para atender com carinho e dedicação todos os americanos que estão chegando a nossa cidade. E o primeiro passo é estarmos prontos para responder em inglês”, afirma a coordenadora do programa Brasil Voluntário em Manaus, Ozeneide Nogueira.

O exemplo está ao lado

Ozeneide Nogueira tem sido o  maior exemplo de voluntariado que todos os participantes do programa reconhecem. Ao longo de décadas, a coordenadora em Manaus tem sido dirigente e voluntária de várias entidades representativas de classe, com trabalhos desenvolvidos para o crescimento intelectual e pessoal de jovens e profissionais para inserção no mercado de trabalho. “Onde existe este espírito, é lá que eu estou”, completa Ozeneide.

Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla