Ministério do Esporte Governo Federal apresenta balanço da Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governo Federal apresenta balanço da Copa do Mundo

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino MenezesUm milhão de turistas estrangeiros acolhidos, com 95% deles revelando intenção de retornar ao país. Três milhões de turistas nacionais. Um fluxo de 16,7 milhões de passageiros nos aeroportos, com taxas de atrasos abaixo das médias internacionais. Um contingente de 3,4 milhões de pessoas no estádios com outras 5 milhões de pessoas nas Fan Fest. Na segurança, um efetivo de 177.002 profissionais de segurança pública, defesa e inteligência. Esses foram alguns dos números apresentados pelo governo federal durante balanço de ações de organização da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A presidenta Dilma Rousseff e o ministros de Estado traçaram, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC), em Brasília, um panorama de como os investimentos tiveram repercussão durante o evento e o que ficará de legado para o país. Segundo a presidenta, os dados indicam que o Brasil demonstrou que estava capacitado para assegurar infraestrutura, segurança, telecomunicações e tratamento adequado aos turistas, às seleções e aos chefes de Estado que compareceram ao evento.

Nós vivemos, nesses dias, uma festa fantástica. Mais uma vez, o povo brasileiro revelou toda a sua capacidade de bem receber. Mais uma vez, os brasileiros, aí incluídos o governo federal, os governos estaduais nas 12 cidades-sede, os prefeitos das 12 cidades-sede e , sem sombra de dúvida, os torcedores e todos os amantes do futebol, asseguraram uma festa que eu tenho certeza é, sem dúvida, uma das mais bonitas do mundo", destacou.

Para a presidenta, foram superados prognósticos negativos sobre a competição, que previam a não conclusão de arenas e a falta de capacidade dos aeroportos para receber os turistas. "A gente dizia que ia ter a Copa das Copas. Tivemos a Copa das Copas. Tivemos, sem tergiversar, um problema que foi a nossa partida, nosso jogo com a Alemanha. No entanto, acredito que tudo na vida é superação. (...) Derrotamos, sem dúvida, essa previsão pessimista e realizamos, com imensa e maravilhosa contribuição do povo, essa Copa das Copas", afirmou.

Dilma ainda agradeceu aos funcionários do governo federal empenhados na organização do Mundial, além de governadores, prefeitos e servidores dos governos estaduais e prefeituras, que formaram uma parceria fantástica, que deu sustentação à Copa". "Queria agradecer aos brasileiros que mostraram quem nós somos, qual a nossa alma, nosso coração, e como temos essa extraordinária capacidade e integração com toda as culturas. (...) Viram a beleza do nosso país e a beleza do nosso povo", concluiu.

Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla