Ministério do Esporte Bolsistas conquistam cinco medalhas na seletiva americana do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas conquistam cinco medalhas na seletiva americana do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014

Todos os três brasileiros presentes na seletiva americana do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 subiram no pódio da competição. Na disputa que aconteceu neste fim de semana, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no México, entre os sul-americanos, Brenna Lima conquistou a prata no evento individual feminino e Victor Barbosa e Gabriel Sasaqui a prata e o bronze, respectivamente, no masculino. No revezamento misto, Brenna e Gabriel conquistaram duas medalhas: o ouro Sul-Americano e o bronze Pan-Americano. Os três pentatletas são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Na disputa continental que aconteceu em Acapulco, estavam em jogo quatro vagas para a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, no ano que vem na China. Duas destinadas aos países das Américas do Norte e Central (Norceca) e as outras duas para os sul-americanos. Como apenas os campeões dos eventos individuais carimbavam seus passaportes para o país asiático, a busca pela vaga para os brasileiros foi adiada para as outras qualificações que ainda vão acontecer no primeiro semestre de 2014.

Nos três dias da seletiva no México, estiveram presentes 58 pentatletas (29 em cada disputa). Além de 10 países do continente (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana e Venezuela), a Hungria também enviou representantes (4), mesmo sem poder conquistar uma das vagas em jogo para Nanquim 2014.

Na classificação geral individual entre as mulheres, Brenna Lima ficou em 10º com 3.648 pontos. Entre os homens, Victor Barbosa foi o 13º(4.356) e Gabriel Sasaqui o 15º (4.240). No pódio sul-americano feminino, a chilena Javiera Rosas ficou com o ouro e a vaga para Nanquim 2014 (3.944) – no geral, ela foi a 5ª – e a argentina Ailen Cisneros (3.584) com o bronze. Entre os homens, o venezuelano Berengerth Sequera levou o ouro e ficou com a vaga (4.424) – na classificação geral, ele ficou foi o 12º.

Podem concorrer a uma vaga do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014, os pentatletas nascidos de 1º de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 1999 – atletas que no momento do torneio tenham entre 15 e 18 anos. Cada país só poderá classificar até dois nomes (um em cada evento). Austrália, China, Coreia do Sul, Egito e Rússia já atingiram essa marca.

Na primeira edição do torneio, em 2010, em Cingapura, o Brasil também alcançou a cota máxima por país na competição, sendo representado por Mariana Laporte e William Muinhos. Mariana, hoje com 19 anos, ficou em 24º, e William (20) em 17º.

Fonte: CBPM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla