Ministério do Esporte Brasil conta com representante no programa Jovens Repórteres, do COI
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conta com representante no programa Jovens Repórteres, do COI

Carioca Francisco Gonzaga é estudante de jornalismo da UFRJ (Foto: Breno Barros/ME)Carioca Francisco Gonzaga é estudante de jornalismo da UFRJ (Foto: Breno Barros/ME)

Francisco Gonzaga é um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. Porém, o carioca de 22 anos não encara as provas e nem briga por medalha. Selecionado no programa de Jovens Repórteres, do Comitê Olímpico Internacional (COI), a missão é contar histórias.

O COI aproveita a oportunidade em que a juventude esportiva mundial está reunida para envolver jovens de outras áreas profissionais no espírito olímpico. Na edição de Nanquim, na China, o programa conta com 35 estudantes de jornalismo, com idade entre 18 e 24 anos. São futuros profissionais da mídia dos cinco continentes que experimentam durante 12 dias, junto à imprensa mundial, o melhor do esporte juvenil na atualidade.

O Brasil está presente no grupo seleto de jovens que vivenciam a experiência. Por ser sede dos próximos Jogos Olímpicos de Verão, no Rio de Janeiro, em 2016, o país conta com um representante: o carioca Francisco Gonzaga, estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Hospedado na Vila Olímpica com os atletas, o brasileiro tem acesso a todas as modalidades. “O programa conta com representantes de todo o mundo. O COI escolhe um jovem de cada continente, mais um das cidades que receberão os próximos eventos olímpicos”, explica o carioca.

Além do brasileiro, o programa conta com representantes das Américas, África, Ásia, Oceania, Europa e das cidades-sede Nanjing 2014, Lillehammer 2016 e Buenos Aires 2018.

 

O presidente do COI, Thomas Bach, e os membros do programa Jovens Repórteres (Foto: Divulgação/Nanjing2014/COI)O presidente do COI, Thomas Bach, e os membros do programa Jovens Repórteres (Foto: Divulgação/Nanjing2014/COI)


O sonho olímpico não se restringe aos atletas. Segundo Gonzaga, chegar a uma competição como Jogos Olímpicos ou Copa do Mundo de Futebol são grandes feitos também para os jornalistas. “Estou achando incrível toda a estrutura e as competições. Estou na Vila Olímpica com os atletas, fazendo as refeições com eles. Assim, estamos experimentando várias áreas do jornalismo, como texto, foto, televisão, rádio e mídia social. Até agora eu gostei mais da fotografia, que era uma coisa diferente e que eu não estava acostumado a fazer”, contou.

O programa do COI de Jovens Repórteres é específico para os Jogos Olímpicos da Juventude, de verão e de inverno. O brasileiro aproveitou a oportunidade de o Brasil receber a edição Olímpica de 2016 para se candidatar a vaga e viver a experiência única.

“Eu fiquei sabendo do programa e fiz a inscrição sem muitas pretensões. Quando fiquei sabendo que eu tinha sido selecionado, eu não acreditei. É uma oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e entrar em contato com diferentes culturas. Quero aprender com as suas experiências e crescer como pessoa. Vou levar essa experiência para o resto da minha vida e pretendo viver novamente todo esse clima em 2016, no Rio de Janeiro”, ressaltou.

(Fotos: Divulgação/Nanjing2014/COI)(Fotos: Divulgação/Nanjing2014/COI)

 

Confira a série de matérias sobre a participação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Breno Barros, de Nanquim, na China
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla