Ministério do Esporte Pesquisadores da Rede Cedes se reúnem no Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pesquisadores da Rede Cedes se reúnem no Ministério do Esporte

Foto: Francisco MedeirosFoto: Francisco Medeiros

Responsável pelo fomento e difusão do conhecimento científico-tecnológico nas áreas de gestão do esporte recreativo e do lazer e também pela divulgação desses estudos por meio de livros e publicações, a Rede Cedes promoveu nesta segunda-feira (03.11), em Brasília, reunião de trabalho para apresentar o balanço das ações desenvolvidas neste ano e traçar  as perspectivas para 2015.  

O encontro, comandado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), reuniu técnicos do Ministério do Esporte e professores/pesquisadores das universidades Católica de Brasília e as federais de Minas Gerais (UFMG), Santa Catarina (UFSC), de Brasília (UnB), do Maranhão (UFMA), da Bahia (UFBA), de São Paulo e do Rio Grande do Sul (Unisinos).

Os temas debatidos pelo grupo foram a prestação de contas por parte da Snelis das ações de 2014, fruto do seminário feito no ano passado, bem como a estruturação do “Seminário Nacional da Rede Cedes: 10 anos de produção”, previsto para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Brasília, com a participação de 200 pesquisadores, aproximadamente, que contemplará uma avaliação da rede e as perspectivas para 2015. O assunto foi abordado pela diretora de Politicas Intersetoriais, Andrea Ewerton, que, com a colaboração dos presentes, construiu toda a formatação do evento, que contemplará palestras, trabalhos em grupo, e material de divulgação para socializar as pesquisas da rede.  

Rede Cedes – Os estudos e fomentos dos Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Rede Cedes), voltados à qualificação dessa área, são financiados. Tais recursos são direcionados às areas de pesquisas e ciências sociais e humanas; publicações; apoio a eventos científicos; distribuição de livros e repositório Vitor Marinho.

As ações da Rede Cedes totalizam um investimento de cerca de R$ 3,2 milhões em 2014. Os recursos foram destinados às seguntes iniciativas: dois convênios, ainda em execução, relativos a pesquisas, denominados “Dança, Lazer e Cultura: um cenário da zona rural da Paraíba”, em parceria com a Universidade Federal (UFPB), e “Avaliação dos Programas Sociais do Ministério do Esporte”, com a Universidade Fluminense (UFF). Além disso, três periódicos foram produzidos: “Revista Pensar a Prática”, da Universidade Federal de Goiás (UFG), “Revista Brasileira de Ciências do Esporte – 2014/2015”, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a “Revista Motrilvivência”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foram ainda publicados três livros:” Políticas Públicas de Esporte e Lazer; diálogos”, “Celebrando os jogos, a memória e a identidade: XI Jogos dos Povos Indígenas” e  “Equipamento de Lazer e Esporte: contribuições para a elaboração, execução e avaliação de políticas públicas em Ouro Preto. Um total 12 de eventos e duas pesquisas também foram destacados.

Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla