Ministério do Esporte Bolsistas encaram o Campeonato Mundial de Levantamento de Peso no Cazaquistão
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas encaram o Campeonato Mundial de Levantamento de Peso no Cazaquistão

A cidade de Almaty, no Cazaquistão, recebe os atletas olímpicos mais fortes do mundo. Até o dia 16 de novembro, a elite do levantamento de peso disputa o Campeonato Mundial da modalidade. A delegação nacional conta com 10 atletas, dos quais nove são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Fernando Reis, contemplado pela Bolsa Pódio, é um dos destaques da delegação Brasileira no Mundial de Cazaquistão (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB)Fernando Reis, contemplado pela Bolsa Pódio, é um dos destaques da delegação Brasileira no Mundial de Cazaquistão (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB)

A delegação nacional é formada por sete homens e três mulheres. No masculino, Fernando Reis (categoria +105kg), que faz parte do Bolsa-Atleta Pódio, Welisson Rosa Da Silva (77kg), Romario Paulo Martins (85kg), Marco Túlio (94kg), Douglas Santos Costa (94kg), Mateus Felipe Gregório (105kg) e Patrick Earth Mendes (105kg) representam o Brasil. No feminino, Jaqueline Ferreira, que também recebe a Bolsa Pódio, disputa na categoria 75kg. Rosane dos Reis (53kg) e Liliane Menezes (69kg) completam a equipe.

O mundial é disputado em sete categorias no feminino: 48kg, 53kg, 58kg, 63kg, 69 kg, 75kg e +75 kg. No masculino, os homens enfrentam o desafio no 56kg, 62kg, 69kg, 77kg, 85kg, 94kg, 105kg e mais de 105kg. Todas as provas são olímpicas.

Jaqueline Ferreira, contemplada pela Bolsa Pódio, é do destaque no feminino (Foto: Valterci Santos/AGIF/COB)Jaqueline Ferreira, contemplada pela Bolsa Pódio, é do destaque no feminino (Foto: Valterci Santos/AGIF/COB)Preparação
O ano de 2014 foi intenso para os atletas brasileiros. As mulheres participaram de acampamento de treinamento nas instalações do Centro de Treinamento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, em Colorado Springs. Os homens tiveram em período de treinamento em Ibarra, no Equador.

“Foi um período em que os atletas brasileiros tiveram contato com novas técnicas e estrutura de primeira. Eles tiveram a oportunidade de treinar e trocar experiência com atletas de alto nível. No Equador, por exemplo, os homens treinaram em altitude para aprimorar a parte física”, explicou presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Enrique Montero Dias. Os treinamentos foram financiados por meio do patrocínio da Petrobras e da Solidariedade Olímpica.  

Mundial 2014
O dirigente destaca dois atletas nacionais que irão brigar entre os primeiros do mundial: Patrick Earth Mendes e Fernando Reis. “Reis continua evoluindo muito no esporte. Considero Patrick Mendes com reais chances de subir ao pódio, mesmo não tendo nos últimos anos resultado no cenário pan-americano”, conta.

Atual recordista Pan-Americano, Fernando Reis é um dos principais atletas brasileiros no levantamento de peso. Em 2013, Fernando ficou com a sétima colocação no Campeonato Mundial, disputado em Wroclaw, na Polônia.

 
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla