Ministério do Esporte Judocas do COES estreiam com expectativa de pódio nos Jogos Escolares de João Pessoa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Judocas do COES estreiam com expectativa de pódio nos Jogos Escolares de João Pessoa

Ariane Araújo (de azul) vence a luta classificatória (Foto: Francisco Medeiros)Ariane Araújo (de azul) vence a luta classificatória (Foto: Francisco Medeiros)

Um clima de expectativa por causa da estreia contagiou os três judocas que integram a equipe de judô do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) nesta sexta-feira (07.11), nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs) – etapa 15 a 17 anos, em João Pessoa.

Novato nessa competição, Leonardo Barros, de 15 anos, vai estrear nos JEJs neste sábado (8), na categoria 60kg. “Peguei uma chave boa e estou com uma grande expectativa para a luta. Treinei bastante, acho que dá para chegar até a final”, revela, confiante.

Saiba mais sobre o COEs:

Reforço do corpo técnico do COES, Arilson coloca Espírito Santo na rota da natação internacional
Convênio do Ministério do Esporte garante corpo técnico e gestão qualificada no CO do Espírito Santo
Revelado no COES, André Loyola desponta no cenário nacional do vôlei de praia

Pablo Tessarolo, 15 anos, foi o primeiro a competir pela manhã. O judoca da categoria 90kg fez uma boa luta, mas foi imobilizado no final, e perdeu. O resultado não desanimou o atleta, estreante nessa etapa. Ele foi vitorioso no ano passado, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares de Natal, etapa de 12 a 14 anos.

Os atletas do COES treinam de segunda a sexta, com treinos físicos e técnicos à tarde e de luta, à noite. Rotina puxada, mas necessária para quem quer chegar ao lugar mais alto do pódio. “É cansativa, mas para quem quer ganhar, não tem outro jeito”, diz Pablo.

A judoca Ariane Araújo Lacerda, 17 anos e categoria 57kg, é a “anciã” da turma, como brincam entre eles. Ela treina bastante para todos os campeonatos. Ela foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro de 2012 e ficou em terceiro lugar no de 2013. “Deixei de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para estar aqui”, afirma Ariane, que foi eliminada nesta tarde.

Novos equipamentos de judô serão entregues no dia 18 de novembro. Por enquanto, os treinos são feitos em tatames e os jovens judocas estão satisfeitos com a estrutura do Centro Olímpico.

Parceria fundamental
De acordo com o treinador Gabriel Vicentino, a parceria do governo do estado com o Ministério do Esporte permitiu a seleção dos melhores atletas do Espírito Santo para treinarem juntos. “Esse intercâmbio entre os melhores é fundamental para o crescimento deles. Ao longo desses dois anos de COES, conseguimos resultados super-expressivos e inéditos”, ressaltou.

Quatro profissionais se revezam no treinamento da equipe de judô. Gabriel explica que a rotina no COES tem um apelo muito específico. “Isso é muito importante para o alto rendimento, em que não se pode ter espaço para o achismo. Esse planejamento vem mostrando, ao longo do ano, excelentes resultados”, acentuou.

Com recursos do Ministério do Esporte (R$ 13,5 milhões) e do governo do Espírito Santo (R$ 3,8 milhões), o projeto completo do COES contará com ginásio de ginástica rítmica e artística; ginásio para handebol e badminton; quadras para vôlei de praia; ginásio para lutas; parque aquático com piscina olímpica; pista para corrida de atletas; centro médico; academia de musculação e estacionamento privativo.

Os investimentos do ministério no centro se destinam a pagar equipamentos, contratação de profissionais, despesas com viagens e compra de uniformes. Já o estado oferece as instalações e o custeio. Todos os profissionais que atuam diretamente nas modalidades foram indicados pelas confederações brasileiras dos nove esportes e passaram por entrevistas e avaliações.

Rede Nacional de Treinamento
A Rede Nacional de Treinamento, da qual o COES faz parte, tem como finalidade identificar e desenvolver talentos e jovens atletas nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, desde a base até a elite esportiva. Composta por centros de treinamento de alto rendimento, nacionais, regionais ou locais, a rede é coordenada pelo Ministério do Esporte, em parceria com o COB, CPB e centros regionais e locais.

A ação articulada tem a finalidade de disseminar métodos de treinamento; desenvolver e aplicar ciência e medicina do esporte; capacitar profissionais e expandir conhecimento esportivo; proporcionar encadeamento de carreira ao atleta; modernizar instalações esportivas; e viabilizar materiais adequados a cada fase de preparação do atleta.

Emília Andrade, de João Pessoa
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla