Ministério do Esporte Canoagem brasileira ganhará reforço tecnológico em busca de medalhas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Canoagem brasileira ganhará reforço tecnológico em busca de medalhas

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) fechou um acordo de patrocínio e uma parceria inédita para o uso de novas tecnologias para o desenvolvimento da modalidade no país. A assinatura do contrato, válido até dezembro de 2016, foi feito nesta quarta-feira (01.04).

A multinacional do setor eletrônico irá realizar pesquisas e avaliações de performance durante os treinamentos dos atletas. O objetivo é melhorar o desempenho técnico e físico dos competidores. As ações terão início neste mês com as equipes olímpicas e paraolímpicas da canoagem brasileira, que treinam e competem nas cidades de Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

Foto: Divulgação CBCaFoto: Divulgação CBCa

O trabalho colocará em prática o conceito conhecido como “Big Data” para a coleta e avaliação de dados em tempo real. Um sistema com sensores instalados nas canoas, ou caiaques capta, a partir de aparelhos como acelerômetro, giroscópio, magnetômetro e GPS, a frequência e intensidade de remada, a localização, a velocidade e a direção da embarcação e transmite as informações para a plataforma de internet industrial da empresa.

“A proposta é que os atletas possam otimizar seu próprio desempenho ao reagir a essas informações coletadas durante os treinamentos”, explica o professor doutor Heros Ferreira, diretor do Departamento de Ciências do Esporte da CBCa.

O sistema central armazena e cruza todos os dados automaticamente, oferecendo ao técnico uma análise completa e a fácil visualização das informações em um dashboard, acessado por meio de um tablet. Além disso, os atletas utilizam um monitor de frequência cardíaca que envia as informações via Bluetooth para os coletores instalados na embarcação.
Segundo Jesús Morlán, técnico de canoa da seleção brasileira de Canoagem Velocidade, as pesquisas irão aprimorar os treinamentos. “Esse trabalho se encaixa perfeitamente à estrutura da CBCa e agrega um importante ganho tecnológico ao acompanhamento do desempenho das equipes”, afirma.

A parceria ainda prevê pesquisas para o desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android, que permitirá que aparelhos móveis sejam utilizados para medir a performance dos atletas e das embarcações. Esse projeto, ainda sem previsão de lançamento, deverá tornar a solução ainda mais simples e acessível para praticantes da modalidade em diferentes categorias, incluindo jovens atletas que buscam a profissionalização.

Ascom - Ministério do Esporte, com informações da CBCa
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla