Ministério do Esporte Brasília recebe os melhores atletas universitários do país de basquete, futsal, handebol e vôlei
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasília recebe os melhores atletas universitários do país de basquete, futsal, handebol e vôlei

Foto: CBDUFoto: CBDUCom disputas em cinco ginásios diferentes, Brasília recebe nesta semana a fase final da Liga do Desporto Universitário (LDU), com cerca de 800 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. A abertura oficial será nesta terça-feira (09.06) no Bay Park Resort Hotel, no Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHTN). O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Carlos Geraldo Santana, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, participarão do evento.

“A LDU proporciona a possibilidade de massificação do esporte em universidades, falando ainda da fase estadual”, diz o presidente Cabral, que observa um crescimento no número de instituições que vêm custeando seus atletas. “Em Brasília, uma das equipes femininas de vôlei é de Manaus, o que mostra um alcance maior, além da região Sudeste. Também temos ex-atletas de seleções brasileiras competindo, que em suas pós-carreiras voltam a estudar e participam da LDU.”

A LDU começa por competições estaduais, no primeiro semestre de cada ano (ou mesmo no ano anterior), que classificam equipes para as competições regionais. Em 2015, a Norte e Nordeste foi em março, em João Pessoa (PB), e a Centro-Oeste, Sudeste e Sul , em Santo André (SP). Nesta décima edição, estiveram envolvidas em torno de 80 instituições de ensino superior - públicas e privadas -, contando apenas as fases regionais e a final.

A fase final em Brasília contará com equipes de basquete (cinco equipes femininas e oito masculinas), futsal (seis femininas e sete masculinas), handebol (seis femininas e cinco masculinas) e vôlei (seis femininas e seis masculinas). Os formatos de disputas são em turno único – sistema de todos contra todos – ou em grupos, com as fases seguintes em jogos eliminatórios.

As competições em cruzamento olímpico terão suas finais s no sábado (13.06). O basquete manda seus jogos no ginásio da UniCEUB; o futsal, no ginásio do Cruzeiro; o handebol, no ginásio Guariroba, de Taguatinga, e o vôlei, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do Setor de Clubes Norte, e na Associação dos Pensionistas da Caixa econômica Federal (APCEF), no Setor de Clubes Sul.

Recursos
Para a realização das fases regionais e final dos campeonatos, a entidade conta com recursos de R$ 2 milhões captados via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Há ainda outros recursos do governo federal à CBDU, como a cota da Lei Agnelo/Piva, por meio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), que passou a receber porcentagem das loterias federais.

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla