Ministério do Esporte Liga de Desporto Universitário é aberta oficialmente em Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Liga de Desporto Universitário é aberta oficialmente em Brasília

Foto: Ivo Lima/ MEFoto: Ivo Lima/ ME
 
Em sua décima edição, a Liga do Desporto Universitário (LDU) reúne nesta semana cerca de 800 atletas, técnicos e dirigentes em cinco ginásios de Brasília, para a fase final de seus campeonatos de basquete, futsal, handebol e vôlei. A abertura oficial da competição foi nesta terça-feira (09.06), no Bay Park Resort Hotel.
 
Luciano Cabral destaca importância da LIE para realização das competições universitárias. (Foto: Ivo Lima)Luciano Cabral destaca importância da LIE para realização das competições universitárias. (Foto: Ivo Lima)“Um evento como este só acontece graças à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Temos representantes de 11 estados”, destacou Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), durante o evento.
 
Depois de disputas estaduais, organizadas pelas federações da CBDU, a LDU organiza as fases regionais que, neste ano, foram em João Pessoa, na Paraíba, para as regiões Norte e Nordeste, e em Santo André, na Grande São Paulo, para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. De acordo com Luciano Cabral, essas fases regionais e a fase final, em Brasília, são realizadas graças à Lei do Incentivo ao Esporte. Desta vez, foram R$ 2 milhões captados do banco Itaú.
 
“Já estamos há cinco anos com o Itaú e, claro, é muito importante que a Lei continue, para alcançarmos também as fases estaduais da LDU, com mais recursos via Confederação Brasileira de Clubes (CBC), via Lei Agnelo/Piva, com os quais já fazemos os Jogos Universitários Brasileiros. O apoio do Ministério do Esporte é muito importante, porque o desporto universitário forma cidadãos”, comentou Cabral, que espera contar logo com os recursos das loterias federais, que a CBDU passará a receber, por meio da CBC.
 
Com a nova fonte de receitas, a CBDU assumiria os custos que, hoje, são das federações estaduais, na briga por colocarem seus melhores atletas nas fases regionais e na final, que neste ano reuniram cerca de 80 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Os jogos e a disputa da medalha de ouro dos cinco esportes serão no sábado (13.06).
 
 
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla