Ministério do Esporte Porta-bandeira no Pan, Thiago Pereira sonha com recorde de pódios
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Porta-bandeira no Pan, Thiago Pereira sonha com recorde de pódios

Thiago Pereira, 29 anos, é o segundo maior medalhista do Brasil em Jogos Pan-Americanos. São 18 conquistas: 12 ouros, três pratas e três bronzes. Conhecido como "Mr. Pan", o carioca, que recebe o benefício do Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, busca em Toronto quebrar duas marcas históricas: ultrapassar o ex-nadador Gustavo Borges, que tem 19 medalhas, e quebrar a marca absoluta de pódios do evento. Antes de entrar na água, porém, o brasileiro tem a missão de levar a bandeira verde e amarela na cerimônia de abertura dos Jogos.

Das mãos da chefe de missão do Time Brasil, Adriana Behar, o nadador recebeu nesta quinta-feira (09.07), na Vila Pan-Americana, o símbolo nacional. "Tive a oportunidade de nadar um Pan no Rio de Janeiro e no ano que vem vou nadar uma Olimpíada em casa. Carregar a bandeira em Toronto é um baita reconhecimento. Fiquei muito feliz, pois é a maior honra para um atleta nacional levar as cores do nosso país numa competição importante como os Jogos Pan-Americanos", disse.

No primeiro Pan disputado por Thiago Pereira, em 2003, as referências da natação nacional eram Gustavo Borges e Fernando Scherer. Agora, em 2015, ele ocupou o lugar de referência da delegação. "Eu sei que tem muita coisa para acontecer, mas é uma felicidade imensa com tudo o que alcancei até hoje. A torcida brasileira pode ter certeza que vou dar o meu máximo", revelou.

Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COBFoto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Atleta do Minas Tênis Clube, entidade beneficiada com a Lei de Incentivo ao Esporte e com convênio entre Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), o brasileiro disputará oito medalhas em Toronto. Para se tornar o maior atleta da história da competição, o nadador precisa de cinco pódios para ultrapassar o cubano Erick Lopes, ex-ginasta, que conta com 22 medalhas. As provas de natação serão disputadas entre 14 e 18 de julho.

Perguntado sobre os pódios, Thiago Pereira ressaltou que a possível marca aumenta a visibilidade do esporte nacional. "O importante é ter um brasileiro alcançando grandes objetivos. É o nosso país que passa a ter um recorde, que é importante para a natação, que vive agora as vésperas de uma Olimpíada em casa. Tudo ajuda a somar na divulgação do esporte", frisou.

A primeira participação de Thiago no Pan foi em 2003, em Santo Domingo, quando conquistou as primeiras duas medalhas: prata e bronze. Na edição do Rio de Janeiro, em 2007, o carioca foi o destaque da delegação e levou a bandeira do país na cerimônia de encerramento do evento. O atleta levou seis ouros, uma prata e um bronze. Na última edição dos Jogos, em Guadalajara, no México, o brasileiro também conquistou seis ouros, uma prata e um bronze.

Breno Barros, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla