Ministério do Esporte Ministro visita CT do Time Brasil e faz balanço da viagem ao Pan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro visita CT do Time Brasil e faz balanço da viagem ao Pan

O ministro do Esporte, George Hilton, visitou nesta segunda-feira (13.07) a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na Universidade de York, que visa acolher 145 atletas da delegação nacional que estão disputando os Jogos Pan-Americanos. Recebido pelo presidente da instituição que conta com 55 mil estudantes, Mamdouh Shoukri, o ministro conheceu as instalações e a metodologia de gestão esportiva adotada pelas entidades educacionais do país.

Conhecer de perto o modelo aplicado na universidade canadense é importante neste momento em que o Brasil deseja ampliar a ligação entre o esporte e as instituições de ensino, segundo Hilton. “A experiência da Universidade de York é importante porque o Canadá detém expertise na área. Isso será uma ferramenta importante que queremos utilizar no Brasil durante a aprovação do Sistema Nacional do Esporte. É utilizar os espaços das escolas e das universidades para a iniciação, objetivando também revelar novos atletas de rendimento. Nós temos a convicção de que o modelo aplicado no Canadá tem proporcionado ao país receber grandes eventos e gerar uma cultura da prática esportiva”, analisou.

Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME

A Universidade de York, a 20 quilômetros do centro da maior cidade canadense, acolhe cinco modalidades do Time Brasil: judô, luta olímpica, basquete, tênis e atletismo. Dos R$ 10 milhões investidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na missão verde-amarela nos Jogos Pan-Americanos, cerca de R$ 1,2 milhão foi direcionado para a estrutura de treinamento no local. Parte desse investimento vem da Lei Agnelo/Piva, que distribui recursos das loterias federais para o COB, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC).

O chefe de missão brasileira no Pan, Bernard Rajzman, ressaltou a atenção dada pelo governo brasileiro e o apoio aos atletas no Canadá. “A visita do ministro é muito importante e ele mostra que está com uma vontade muito grande para ajudar o esporte, como parlamentar no Congresso Nacional e juntamente com a presidenta da República. Ele tem feito declarações aos presidentes de confederações e a toda comunidade esportiva sobre a importância do esporte na formação social e na qualidade de vida da população”, disse.

A experiência bem-sucedida dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando parte da delegação brasileira ficou instalada no Parque Esportivo de Crystal Palace, foi a inspiração para escolher a Universidade de York durante os Jogos Pan-Americanos. São 11 prédios utilizados pelos brasileiros, além de quatro andares do setor de alojamentos. Cada modalidade define seu horário de treinamento. Tênis e atletismo têm a vantagem adicional de ficarem muito perto dos locais de competição do Pan - os dois esportes serão disputados no próprio campus da instituição.

Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME

Com o retorno ao Brasil marcado para esta segunda-feira (13.07), George Hilton fez uma avaliação da sua passagem pela sede dos Jogos Pan-Americanos 2015.  “O COB tem uma estrutura maravilhosa no Canadá para acolher os atletas brasileiros. Tenho a certeza que os resultados dentro das quadras e ginásios são a soma dos esforços que unem as políticas de apoio do governo e o trabalho de organização muito bem feito pelo Comitê. Assim, acredito que a alta performance aqui vai nos revelar o que veremos no próximo ano durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, disse.

Leia Também

» Abertura do Pan une arte e esporte em espetáculo circense

» Rio 2016: Representantes do governo destacam legado e nacionalização do esporte

» Ministro visita Vila Pan-Americana e conhece estrutura oferecida aos atletas brasileiros

Breno Barros, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla