Ministério do Esporte Bruna Piloto garante o bronze na disputa da categoria 63kg do levantamento de peso
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bruna Piloto garante o bronze na disputa da categoria 63kg do levantamento de peso

(Divulgação/CBLP)(Divulgação/CBLP)

(Divulgação/CBLP)(Divulgação/CBLP)

A oitava medalha de bronze do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 saiu na noite desta segunda-feira (13.07), no levantamento de peso, e foi histórica. A atleta Bruna Piloto faturou o bronze na categoria até 63 kg e tornou-se a primeira mulher do país a subir ao pódio na modalidade. Até então, o esporte contabilizava 18 medalhas na competição, todas masculinas, sendo uma de ouro, quatro de prata e 13 de bronze.
 
Por pouco o bronze não foi prata, já que Bruna ficou muito perto do segundo lugar. Ela levantou um total de 202 kg na competição, contra 203 kg da cubana Marina Rodriguez, que ficou com a prata. O título e a medalha de ouro foram para a colombiana Mercedes Tigrero. Ela não deu chances a ninguém ao alcançar a marca de 235 kg.
 
No arranco, Bruna Piloto, contemplada pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, levantou 90 kg e ficou atrás somente da campeã, com 103. No arremesso, a brasileira conseguiu a marca de 112 kg na terceira e última tentativa. No entanto, ela viu a cubana Marina Rodriguez erguer 114 kg e ultrapassá-la por apenas 1 kg.
 
“Estou muito feliz. Eu estava com muita garra, pois sabia da possibilidade e fui buscar o resultado. Fiquei muito nervosa, mas, assim que eu coloquei a mão na barra, sumiu o nervosismo”, declarou Bruna, emocionada, logo após a cerimônia de premiação.
 
Por um quilo
Na estreia da seleção brasileira no Pan de Toronto, no domingo (12.07), na categoria 53 kg, Rosane dos Santos ficou em  quarto lugar, com o total de 182 kg (82 kg no arranco e 100 kg no arremesso), um quilo a menos que a terceira colocada, a dominicana Yafreysi Silvestre (80 kg no arranco e 103 kg no arremesso). A campeã da categoria foi a colombiana Rusmeris Villar, que totalizou 201 kg e  bateu o recorde pan-americano do arremesso (115 kg). Com o mesmo total, mas com mais peso corporal, a venezuelana Genesis Rodrigues ficou com a medalha de prata (92 kg no arranco e 109 kg no arremesso).
 

Programação
Nesta terça-feira (14.07), Jaqueline Ferreira, da categoria 75 kg, completará a participação feminina no Pan de Toronto.  Neste mesmo dia, os homens estreiam no Oshawa Sports Centre, às 17h30, com Marco Tulio Machado, da categoria 94 kg.
 
Na quarta-feira (15.07), último dia da competição, três pesistas do Brasil estarão em ação: às 15h, Mateus Machado e Patrick Mendes disputam uma medalha na categoria 105 kg; e às 20h, Fernando Reis busca o bicampeonato pan-americano. Ele foi ouro em 2011, no Pan de Guadalajara, no México.
 
O chefe da equipe da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) em Toronto é Edmilson Dantas. Também integram a comissão técnica os treinadores Carlos Aveiro (Saul), Dragos Stanica e Luis Lopez. O presidente da CBLP, Enrique Montero Dias, acompanha a delegação.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Levantamento de Peso
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla