Ministério do Esporte Toronto 2015: Vôlei feminino estreia com vitória sobre Porto Rico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Toronto 2015: Vôlei feminino estreia com vitória sobre Porto Rico




Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME

Os dias da seleção brasileira de vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, serão um laboratório para o técnico José Roberto Guimarães. Além de trabalhar pela quinta medalha de ouro no evento, o tricampeão olímpico pretende utilizar a estrutura e o formato do evento para testar novidades que serão aplicadas na seleção em 2016, durante os Jogos do Rio. A equipe estreou com vitória nesta quinta-feira (16.07) contra Porto Rico, por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 28/26, 25/17, 24/26 e 15/10.

"Aqui é uma miniolimpíada com 41 países. Para mim, também servirá como treinamento. Vou me orientar e exercitar em relação ao foco que pretendo ter na Olimpíada. Muitas coisas só dá para testar aqui, pois o evento tem o mesmo formato. Desde quando começa o dia até os estudos à noite, vou analisar todas as partidas. Você dorme pouco e fica integralmente cuidando das atletas e analisando os adversários. É o espírito que vamos encontrar em 2016", explicou o treinador.

Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME

No primeiro Pan da carreira, a oposto Rosamaria Montibeller conta que está aproveitando todos os momentos e o evento servirá como aprendizado. "Nós sentimos realmente a prévia olímpica, com o clima de competição o tempo inteiro, mesmo você não jogando você vê outros atletas saindo e voltando de Jogos. Assim, dá aquela expectativa de toda a estrutura do próximo ano".

A equipe brasileira que disputa o Pan de Toronto teve somente dois treinamentos antes da primeira partida. A seleção teve que ser dividida em duas para disputar ao mesmo tempo o Pan e o Grand Prix, em Pala Catania, na Itália.

No trabalho para entrosar a equipe, José Roberto avaliou a primeira vitória como necessária para deixar de lado o nervosismo. "Eu sabia que o jogo seria complicado. Pelo nervosismo da estreia e pelo time de Porto Rico, que está fazendo um bom Grand Prix e chegou no Pan embalado. No geral, penso que foi bom, mas cometemos um número enorme de erros. Precisamos melhorar o entrosamento. Agora, a partir que o tempo for passando elas vão se ajustando", disse.

Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME

No vôlei feminino, o Brasil conta com oito medalhas na história do Pan: quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze. A equipe está no Grupo A ao lado de Porto Rico, Peru e Estados Unidos. A seleção conta com as levantadoras Ana Tiemi e Macris, as opostos Joycinha e Rosamaria, as centrais Adenízia, Bárbara e Angélica, as ponteiras Jaqueline, Fernanda Garay, Michelle Pavão e Mari Paraíba, e a líbero Camila Brait.

Próximos jogos:
Sábado (18.07) – Brasil e Peru - 14h35 (Horário de Brasília)
Segunda-feira (20.07) – Brasil e Estados Unidos - 22h05 (Horário de Brasília)

Breno Barros, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla