Ministério do Esporte Boxe viaja para República Dominicana e Bulgária, em preparação para classificatórias ao Pan de Toronto
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Boxe viaja para República Dominicana e Bulgária, em preparação para classificatórias ao Pan de Toronto

Foto: Divulgação CBBoxeFoto: Divulgação CBBoxeAs seleções brasileiras de boxe viajam ainda neste mês para torneios internacionais, na sequência de preparação às principais competições de 2015. Além dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, de 10 a 26 de julho, no Canadá, o ano assume importância fundamental pelas classificatórias que levarão a vagas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Nesta segunda-feira (16.02), um grupo embarca para a República Dominicana, que promove a Copa Independência na cidade de Santiago de los Caballeros, entre a quarta-feira (17.02) e a terça-feira (24.02). Outro grupo segue para Sófia, capital da Bulgária, onde será o Torneio Strandja, o mais antigo do boxe na Europa, entre os dias 25 e 1º de março.

Mauro Silva, presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), participará em 9 de abril de reunião em Buenos Aires que definirá a sede  (México e Argentina são candidatos) e confirmará a data da competição classificatória ao Pan de Toronto.

Também haverá torneio seletivo para o Pan de Boxe (de 14 a 23 de agosto, em local ainda a ser definido), que classifica para o Mundial Masculino de Doha, Catar (de 5 a 18 de outubro), que por sua vez vale vagas para os Jogos Olímpicos 2016. O Brasil, como país sede, tem direito a cinco vagas masculinas e uma feminina (o que a CBBoxe busca é classificação em todas as categorias: dez masculinas e três femininas).

Em dezembro, haverá o evento-teste no Rio de janeiro, com 15 países, e previsão de participação do Brasil nas 13 categorias olímpicas.

Preparação
No principal Centro de Treinamento do boxe, instalado no Centro Esportivo Municipal Joerg Bruder, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, treinam 25 pugilistas, entre homens e mulheres.

“Precisamos de mais de um por categoria, para não sermos pegos descalços. No mínimo dois. Agora estamos reintegrando o Rafael Lima, que passa a fazer parte do grupo”, afirma o dirigente. O paraense, que completa 32 anos em 9 de março, é da categoria superpesado e foi bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007.

Para a República Dominicana, viajam Carlos Silva e Julião Neto (os dois da categoria 52 kg), Carlos Rocha (56 kg), Arison Tavares (69 kg) e Juan Nogueira (91 kg) pela equipe masculina  e Graziele de Sousa (51 kg), Adriana Araújo (60 kg), Flávia Figueiredo e Andréia bandeira (as duas da 75 kg) pela feminina.

Para a Bulgária, o grupo é formado por Clélia Costa (51 kg), Taynna Cardoso (57 kg), Joedison “Chocolate” de Jesus (60 kg), Roberto Queiroz (69 kg), Myke Carvalho (75 kg) e Michel Borges (81 kg).

Profissionais no Pan e na Olimpíada
Mais três pugilistas da seleção brasileira – Patrick Lourenço (49 kg), Robenílson de Jesus (56 kg) e Robson Conceição (60 kg) – estão competindo na liga profissional da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA Pro Boxing), que tem um circuito de lutas por 13 cidades da Europa, Oriente Médio e América do Sul. Robenílson e Robson terminaram em terceiro na primeira etapa de suas categorias e partem agora para a segunda. Por isso, não participam dos torneios preparatórios.

No programa de boxe dos Jogos do Rio 2016, pela primeira vez será permitida a presença de profissionais – mas desde que sejam da AIBA Pro Boxing. Por isso, Patrick, Robenílson e Robson poderão competir, desde que tenham o devido pedido de autorização. Mauro Silva, o presidente da CBBoxe, diz que já pediu a autorização, dentro do prazo estipulado, que é de seis meses.

Patrick Lourenço, Robenílson de Jesus e Robson Conceição recebem Bolsa Pódio do Ministério do Esporte – o programa de apoio para atletas entre os melhores do mundo, com chances de medalha olímpica em 2016 –, assim como Julião Neto, Roberto Queiroz, Michel Borges e Adriana Araújo.

Em 2014, foram 145 beneficiados pelo Bolsa-Atleta no boxe (106 homens e 39 mulheres), sendo quatro bolsas na categoria olímpica, quatro na categoria internacional e 137 na categoria nacional. Além disso, a Petrobrás tem contrato direto de publicidade com a CBBoxe, que ainda recebe recursos da Lei Agnelo/Piva.

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla