Ministério do Esporte No fim de semana, Pan-Americano de Pentatlo Moderno vale vaga para Toronto 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No fim de semana, Pan-Americano de Pentatlo Moderno vale vaga para Toronto 2015

A partir desta sexta-feira (18.07) os olhos da comunidade do pentatlo moderno no continente americano estarão voltados para o México. A Cidade do México recebe até domingo (20), cerca de 100 pentatletas de aproximadamente 15 países na edição de 2014 do Campeonato Pan-Americano da modalidade. Além das medalhas das disputas individuais e em equipe em jogo, a competição também irá definir vagas do esporte para os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Yane Marques conta com quatro títulos Pan-Americanos no currículo  (Foto: Divulgação/CBPM)Yane Marques conta com quatro títulos Pan-Americanos no currículo (Foto: Divulgação/CBPM)

Será a segunda de três seletivas do pentatlo moderno para o torneio que será realizado no Canadá, no próximo ano. A primeira delas aconteceu nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, no início do ano, quando cada país presente no Chile garantiu duas vagas (uma em cada gênero) para a competição continental de 2015. Agora, no Pan da Cidade do México, os países mais bem colocados poderão garantir outras vagas para o torneio no Canadá.

“São três seletivas ao todo: sendo duas continentais, os Jogos Sul-Americanos e os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que também vão assegurar duas vagas para cada país que estiver no torneio, em novembro, em Veracruz, México; e este Pan-Americano. Santiago 2014 já classificou atletas sul-americanos. Faltam Veracruz 2014, que só classifica atletas da região, e o Pan, quando entra todo mundo”, explica Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Garantidos em Toronto 2015 através de Santiago 2014 estão Argentina, Brasil, Chile, Equador, Panamá, Peru, Venezuela e Uruguai, com duas vagas, cada. Além deles, Canadá e Estados Unidos também estão com uma vaga reservada. Já são 18 ao todo. Este número vai crescer com o total de classificados nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe. “A partir daí, os países que participarem do Pan-Americano do México terão como conquistar mais vagas para o torneio canadense, começando por duas chegando ao teto de três por país, até completar o limite de 22 mulheres e 28 homens classificados ao todo”, detalha Helio.

Priscila Oliveira é atual vice-campeã pan-americana da modalidade e nona em Guadalajara 2011 (Foto: Divulgação/CBPM)Priscila Oliveira é atual vice-campeã pan-americana da modalidade e nona em Guadalajara 2011 (Foto: Divulgação/CBPM)E para esta dupla disputa na Cidade do México, o Brasil vai com os seus principais pentatletas. Lá, estaremos representados por Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

Com quatro títulos em pan-americanos da modalidade em seu currículo, além de duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos (ouro em Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011), Yane Marques, 30, conta que a preparação da equipe feminina para a disputa na Cidade do México foi finalizada no Colégio Militar de Curitiba, onde já teve a oportunidade de treinar em outras ocasiões. “Viajamos para o México na última sexta e até então a preparação foi muito boa. Estou numa fase especial, jogando bem nos treinos e espero reproduzir isso na prova. Ficarei satisfeita se acontecer”, conta a medalhista olímpica.

Yane garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 ao conquistar o ouro nos Jogos Sul-Americanos deste ano. Enquanto isso, Priscila Oliveira, 25, atual vice-campeã pan-americana da modalidade e nona em Guadalajara 2011, corre para voltar à principal competição do continente. “Espero fazer o que tenho treinado. Todo atleta tem que dar o seu melhor e dessa vez não vai ser diferente. Quero ficar entre as primeiras e, quem sabe, garantir ao Brasil uma vaga para os Jogos”, a pentatleta vislumbra.

Aperfeiçoamento em solo mexicano
Se a equipe feminina do Brasil que vai competir no Pan-Americano da Cidade do México decidiu intensificar a preparação para a competição no Sul do país, a equipe masculina foi por outro caminho. Danilo, Felipe e William estão no país da América do Norte desde o último dia 5, onde participam de uma aclimatação realizada pela federação mexicana em parceria com a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Atual número 1 do país e bronze no último Pan-Americano da modalidade, Danilo Fagundes, 26, conta que a preparação que acontece ao lado de pentatletas de outros países e que foi finalizada nesta quarta, 16, foi intensa. “Prefiro treinar forte e competir bem, pois o bom resultado é consequência disso. Espero mais uma vez medalhar no torneio”, o carioca deseja.

Fazendo uma ótima temporada após o ouro nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 e no Brasileiro de Inverno, Felipe Nascimento, 21, destaca a oportunidade que a aclimatação na capital mexicana está lhe oferecendo. “Estamos nos acostumando com a diferença de altitude e clima da cidade em relação ao Brasil. Isso será fundamental principalmente na corrida e na natação”, o pernambucano já classificado para Toronto 2015 aponta.

Oficialmente atleta da categoria júnior do Pentatlo Moderno (19 a 21 anos), assim como Felipe, William Muinhos, 20, imagina que o nível da competição na Cidade do México estará elevado. Mas o carioca que já está acostumado há vários anos a enfrentar competidores mais experientes do que ele não desanima. “Com certeza a competição será puxada. Acredito que todos os atletas estarão brigando pelas vagas em jogo para os Jogos de Toronto para os seus países. Eu, sinceramente, quero melhorar as minhas marcas e não pensar muito em uma posição. Assim tudo flui melhor”, defende o jovem atleta.

Além da aclimatação para os pentatletas, a UIPM também organizou na Cidade do México uma clínica para treinadores, de 7 a 11 de julho. Os técnicos Fábio Corrêa, Gilberto Marques e Michael Cunningham, que acompanham a equipe brasileira masculina no país, participaram do evento.

Fonte: CBPM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla