Ministério do Esporte Ministério do Esporte participa de coletiva sobre dois anos para o Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte participa de coletiva sobre dois anos para o Rio 2016

Nesta segunda-feira (04.08), véspera da data da contagem de dois anos para as Olimpíadas, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 reuniu representantes de vários veículos de rádio, televisão, internet e mídia impressa de todo o país para um encontro cujo objetivo foi apresentar, em detalhes, todas as ações que estão em curso para o país realizar os Jogos com pleno sucesso dentro de dois anos. O evento prossegue nesta semana, com a presença de jornalistas brasileiros e estrangeiros.

A semana será marcada por diversas apresentações feitas por representantes do Comitê Rio 2016, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Internacional (COI), que ao longo da semana detalharão diversos assuntos relativos ao Jogos. Haverá, também, visita às obras das instalações esportivas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Como parte do encontro, participaram de uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (04.08) o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Foto: Paulo Rossi/MEFoto: Paulo Rossi/MENa ocasião, Luis Fernandes ressaltou que os desafios do governo brasileiro para organizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 são bem diferentes dos que foram enfrentados pelo país na Copa do Mundo FIFA 2014, encerrada no último dia 13 de julho. “São desafios com complexidades particulares e distintas”, destacou o secretário, ao explicar que, no caso da Copa, o governo federal teve que trabalhar em uma coordenação interfederativa que envolvia diversas prefeituras e governos estaduais, uma vez que 12 cidades-sede receberam partidas no Mundial. “Aqui (nos Jogos do Rio 2016) é uma só cidade, mas temos que trabalhar com mais de 30 federações. Temos um outro tipo de complexidade”, declarou Luis Fernandes.

Indagado como se sentia em relação aos desafios enfrentados na Copa e os envolvidos nos Jogos Olímpicos, o secretário executivo lembrou que o momento é de aceleração nas obras e disse que vê ambos os eventos com a mesma postura: “Encaro esse desafio com a mesma confiança que tinha a dois anos da Copa do Mundo, com essa mesma convicção que nós mostramos aqui, de absoluta confiança de que os Jogos serão entregues com qualidade para que possam ser realizados com sucesso”.

O governador Luiz Fernando Pezão ressaltou que os Jogos do Rio 2016 já trouxeram grandes avanços à cidade do Rio de Janeiro e destacou o metrô na capital fluminense. Segundo Pezão, há atualmente nove mil trabalhadores atuando na obra, classificada pelo governador como a mais importante em curso no Rio de Janeiro.

Já o prefeito Eduardo Paes, que pela manhã havia conduzido uma apresentação aos jornalistas, afirmou que uma das preocupações da cidade é de que os moradores participem efetivamente dos Jogos. Ele adiantou que a Prefeitura vai adquirir 1,3 milhão de ingressos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão repassados aos alunos das redes de ensino municipal. O programa será batizado de “Cariocas Olímpicos”. Referindo-se aos aprendizados da Copa do Mundo, Eduardo Paes declarou que o mais importante foi que o sucesso do Mundial trará reflexos positivos para a organização dos Jogos. “O grande aprendizado é que a jornada não precisa ser tão dolorosa”, afirmou Paes. “Com a credibilidade que a gente adquiriu na Copa e com a maneira como as coisas estão se desenvolvendo, temos mais uma boa oportunidade para o país de mostrar que somos capazes de entregar com sucesso um megaevento como as Olimpíadas.”

Diretor-geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Sydney Levy, em sua apresentação, pediu que os jornalistas fizessem um exercício de imaginação e que se colocassem dois anos adiante no tempo, em 5 de agosto de 2016, no momento da abertura dos Jogos Olímpicos. Sydney deu alguns detalhes da enorme logística envolvida nos Jogos e, ao final, fez uma afirmação contundente. Segundo ele, apenas para que a abertura seja realizada com sucesso, 500 ônibus deverão ser acionados para levar os 10.903 atletas, dos 204 países, para a abertura. Soma-se a isso o enorme aparato de segurança que deverá ser montado para receber os 80 chefes de Estado que são aguardados no Rio de Janeiro.

Nas atividades da última segunda-feira, foram detalhados, ainda, aspectos referentes ao orçamento dos Jogos Rio 2016, às ações realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para que o país possa atingir a meta de terminar os Jogos Olímpicos entre os 10 primeiros do quadro de medalhas (pelo critério de total de pódios) e também sobre como funciona o processo de venda de cotas de patrocínio para os Jogos. Outro aspecto abordado foram os eventos-teste que serão realizados até 2016 para avaliar as instalações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Serão 45 eventos — o primeiro já está em disputa: a Regata Internacional de Vela — e, a partir do segundo semestre de 2015, a expectativa é de que uma competição seja disputada por semana no Rio de Janeiro durante um período de 11 meses.

Luiz Roberto Magalhães, Portal Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla