Ministério do Esporte Na Câmara dos Deputados, secretário Ricardo Leyser destaca legado esportivo do Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Na Câmara dos Deputados, secretário Ricardo Leyser destaca legado esportivo do Rio 2016

Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (03.06), na Câmara dos Deputados, em Brasília, discutiu o que está sendo realizado em todo o país para a preparação dos atletas nacionais com foco nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Os presentes puderam debater sobre a infraestrutura que está sendo construída pelo Brasil e que será deixada como legado do evento, além das estratégias adotadas para cada modalidade no objetivo de que o Brasil possa terminar os Jogos Olímpicos entre os 10 primeiros na classificação geral e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos.



Proposta a partir do requerimento nº 39/2014, de autoria do deputado Valadares Filho, a reunião ordinária da Comissão de Esporte contou com a presença do secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; do presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva; do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antônio Martins Fernandes; do superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire; e do gerente geral do COB, Jorge Bichara, além de parlamentares da Câmara.

Após a abertura do encontro pelo 1º vice-presidente da comissão, Afonso Hamm, o general Fernando Azevedo explicou o papel integrador que a APO exerce entre os entes responsáveis pelos Jogos de 2016. O presidente da entidade destacou também a magnitude do evento, que deverá reunir cerca de 10.500 atletas nos Jogos Olímpicos e 4.350 nos Jogos Paraolímpicos no Rio de Janeiro. “O dia em que vencemos a candidatura foi muito alegre para o povo brasileiro. Tenho certeza de que, ao final dos Jogos, a sensação vai ser a mesma”, afirmou, explicando ainda o orçamento do evento e as responsabilidades de cada órgão.

Entre tantos competidores presentes na capital carioca, o Brasil terá uma participação significativa. “Teremos entre 450 e 520 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio, a maior delegação da nossa história”, contabilizou Marcus Vinícius Freire, ressaltando que, para ser selecionado para a delegação que competirá em 2016 existem hoje cerca de 1.400 atletas brasileiros em treinamento e disputas de torneios no Brasil e no exterior. “São 42 esportes olímpicos em preparação. É uma meta de todos os brasileiros que o Time Brasil seja Top 10. Ela é difícil, mas precisamos desta Casa para atingi-la”, acrescentou o dirigente.



Na busca de resultados expressivos não apenas no Rio de Janeiro, mas também nas próximas edições dos Jogos, e graças à vitória da candidatura brasileira em 2009, na Dinamarca, a realidade do esporte brasileiro está sendo totalmente transformada.

“Nos Jogos Olímpicos, o legado esportivo é fundamental, especialmente para o Rio 2016. Isso foi construído desde o início da candidatura e um dos objetivos que nos levou até ela, é o de transformar o esporte brasileiro, tendo o evento a serviço dele”, enfatizou o secretário Ricardo Leyser, que apresentou uma série de obras que vêm sendo executadas em todo o país pelo Ministério do Esporte, com a participação de diversos parceiros.

Dessa maneira, foi exposta na reunião a formatação da Rede Nacional de Treinamento, um conjunto de equipamentos que estão sendo revitalizados ou construídos no Brasil como forma de gerar novos talentos e incentivar as categorias de base e os atletas do alto rendimento, proporcionando mais condições de treinamento em nível internacional aos atletas com foco competitivo. “Queremos construir um legado que seja amplo, para todas as modalidades; democrático, por atingir da base ao alto rendimento; e nacional, presente em todas as unidades da federação”, afirmou Leyser.

Primeira modalidade beneficiada pela Rede Nacional de Treinamento, o atletismo já conta com importantes obras entregues, como a da Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), inaugurada em 29 de março deste ano. “Assim damos oportunidade ao jovem de praticar o esporte e aos grandes talentos de se aperfeiçoarem no atletismo”, apontou o presidente da CBAt,  José Antônio Fernandes. “Temos hoje cerca de 300 atletas em condições de desenvolvimento para chegar aos Jogos Olímpicos. Cada um deles está em um lugar do Brasil, com um técnico e uma estrutura. Então, é uma engenharia complexa. Mas o Ministério do Esporte tem feito uma série de implementos, sobretudo em universidades federais”, explicou.

Com as exposições realizadas, o proponente do encontro elogiou os esclarecimentos. “A audiência pública foi muito importante. Além do grande legado que temos que deixar para o Rio de Janeiro e para o país com os Jogos, é uma grande oportunidade também para nos transformarmos em uma potência olímpica”, afirmou o deputado Valadares Filho.

O 1º vice-presidente da Comissão de Esporte, deputado Afonso Hamm, também considerou a reunião proveitosa. “Muitas vezes, em função do dia a dia, não tomamos o conhecimento necessário do que vem sendo feito para alavancarmos e potencializarmos essas boas ações”, disse. Estiveram presentes ainda as deputadas Flávia Morais e Cida Borghetti, também integrantes da comissão.

Ana Cláudia Felizola - Portal Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla