Ministério do Esporte Presidente do COI se reúne com Dilma e elogia comprometimento do governo com os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Presidente do COI se reúne com Dilma e elogia comprometimento do governo com os Jogos Rio 2016

Foto: Francisco MedeirosFoto: Francisco MedeirosEleito em setembro de 2013 para a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach participou, no fim da manhã desta terça-feira (21.01), em Brasília, de uma reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, realizada no Palácio do Planalto. Foi o primeiro encontro oficial de Thomas Bach e Dilma desde que o alemão assumiu a presidência do COI, reforçando o comprometimento da entidade internacional com o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Estiveram presentes à reunião autoridades das três esferas governamentais envolvidas na organização dos Jogos, como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva; o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo; o ministro da Educação e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Também participaram do encontro dirigentes esportivos nacionais e internacionais: o presidente do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; a presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, a marroquina Nawal El Moutawakel; o diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, o francês Gilbert Felli; e o ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei e membro do COI, Bernard Rajzman.

Ao fim do encontro, Thomas Bach e o ministro Aldo Rebelo conversaram com os jornalistas. O presidente do COI declarou que a conversa com a presidenta Dilma reforçou sua confiança no sucesso da competição em 2016, que marcará a primeira passagem dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos por um país da América do Sul.

“Vim até aqui para mostrar o compromisso do Comitê Olímpico Internacional com o sucesso dos Jogos Rio 2016. Vim aqui tendo toda a confiança de que esses Jogos Olímpicos serão emocionantes e brilhantes. Após a reunião, posso informar que minha confiança está ainda maior”, declarou Tomas Bach. “Estou impressionado com o forte comprometimento da presidenta Dilma e com a liderança que ela está mostrando para assegurar uma cooperação estreita de todos os envolvidos na organização dos Jogos”, prosseguiu Thomas Bach.

Impactos sociais
“Tenho certeza de que nos próximos meses e nos anos que virão vocês verão um grande dinamismo nessa preparação, porque todos nós sabemos que o tempo é a chave para fazer dos Jogos um sucesso. A presidenta mostrará esse dinamismo junto ao Comitê Organizador dos Jogos, à Autoridade Pública Olímpica, ao prefeito, ao governador. Todos estarão unidos em torno dos Jogos Rio 2016”, afirmou o presidente do COI.

Tomas Bach também reforçou os avanços sociais que os Jogos de 2016 trarão. “Nós não concordamos apenas em assuntos ligados à organização. Também concordamos com os impactos sociais positivos que os Jogos podem e vão promover aqui no Brasil. O evento deixará um grande legado para os cariocas e para os brasileiros. A nova infraestrutura e os esforços que estão sendo feitos levarão a uma coesão maior entre os governos, a imprensa e as autoridades olímpicas. Isso resultará em um grande benefício para a cidade”, ressaltou o dirigente.

O presidente do COI também destacou o poder da mensagem que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 deixarão para o planeta. “Atletas de comitês olímpicos de 204 países vão conviver juntos na Vila Olímpica e mandar uma mensagem muito forte para o Brasil e para todo o mundo. É uma mensagem contra a discriminação, conta o racismo, uma mensagem de tolerância e de respeito. Isso é o que há de melhor nos Jogos Olímpicos.”

Integração
O ministro Aldo Rebelo reforçou o empenho por parte do governo federal na organização dos Jogos Rio 2016. “A presidente Dilma reafirmou a determinação do governo brasileiro em cumprir todos os compromissos relacionados à realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Temos o Ministério do Esporte empenhado nessa tarefa. Participamos da escolha do presidente da Autoridade Pública Olímpica, que acabou de assumir suas funções e que tem enorme responsabilidade na preparação dos Jogos.”

Aldo Rebelo destacou a integração de todos os entes envolvidos na organização do evento esportivo. “Trabalhamos em cooperação com o governo do estado do Rio de Janeiro e com a prefeitura do Rio. Estavam presentes à reunião de hoje o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, general Fernando. Isso representa o elevado compromisso do Brasil e de todos os entes nacionais envolvidos no esforço para assegurar as condições para a realização plena dos Jogos de 2016.”

Thomas Bach embarcou à tarde para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, ele participará, nesta quarta-feira (22.01), de reuniões e visitas a obras que estão sendo feitas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Luiz Roberto Magalhães, do Portal Brasil 2016
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla