Ministério do Esporte Primeira obra destinada aos Jogos Olímpicos Rio 2016 será inaugurada neste sábado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Primeira obra destinada aos Jogos Olímpicos Rio 2016 será inaugurada neste sábado

O bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, receberá neste sábado (06.08) o Parque dos Atletas, espaço a ser utilizado nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 como área de convivência e de lazer dos competidores. O empreendimento é o primeiro a ser entregue pela Prefeitura do Rio, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciar, em outubro de 2009, a cidade como sede das Olimpíadas. O espaço fica em frente à Vila Olímpica, na Zona Oeste.

Com 250 mil metros quadrados, às margens da Lagoa de Jacarepaguá, a obra custou R$ 37 milhões e será inaugurada um dia depois da marca de cinco anos para o início dos Jogos. Em acordo firmado entre a Prefeitura e empresas privadas, o espaço também servirá para acolher a quarta edição do megaevento carioca Rock in Rio, previsto para os meses de setembro e outubro deste ano. Após as Olimpíadas, o plano é transformar o terreno numa área de eventos administrada pela Riotur, empresa de turismo do Rio.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, já está disponível alguma infraestrutura para os Jogos Olímpicos, como o Estádio João Havelange (atletismo), a Arena Multiuso (basquete e ginástica olímpica) e o Parque Aquático Maria Lenk (saltos ornamentais e polo aquático), que precisarão apenas de adaptações. O Maracanã, palco das cerimônias de abertura e de encerramento, está sendo reformado e deve ser reinaugurado até o fim de 2012.

Drenagem
Segundo o secretário de Obras, Alexandre Pinto, a área do Parque dos Atletas precisou ser aterrada para suportar a estrutura dos palcos e permitir a circulação do público. "Elevamos o nível do terreno e fizemos um sistema de drenagem. Não vai existir aquele lamaçal", disse o secretário, afirmando ainda que a próxima obra olímpica a ser concluída e entregue à população será a Transoeste, via de ligação entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca, com um custo estimado de R$ 800 milhões.

A marca de cinco anos para a cerimônia de abertura dos Jogos dá um tom solene à inauguração. Também no sábado (06.08), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, dará posse à economista Maria Sílvia Bastos Marques como diretora da Autoridade Olímpica Municipal.

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla