Ministério do Esporte Seleção feminina de basquete inicia preparação visando a Copa América de Edmonton, no Canadá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção feminina de basquete inicia preparação visando a Copa América de Edmonton, no Canadá

Em busca da vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na quadra, a seleção feminina de basquete se prepara em São Sebastião do Paraíso (MG) para disputar a Copa América de Edmonton, no Canadá. A competição será realizada entre 9 e 16 de agosto e assegura ao campeão a vaga nos Jogos Olímpicos. Na última edição, em 2011, as brasileiras conquistaram o título e a classificação para Londres 2012.
 
A equipe volta as atenções ao Pré-Olímpico depois de ficar com o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A derrota para Cuba na última partida, por 66 x 62, custou o bronze à equipe. Para a próxima competição, o técnico Luis Augusto Zanon terá três reforços: a pivô Nádia, a ala Iziane e a armadora Izabela Nicoletti, de apenas 15 anos.
 
“Acho que foi muito produtivo esse retorno. Está sendo muito importante mais esse período treinando com três meninas novas, que se mostraram muito interessadas no que fazer. Obviamente estão sentindo o ritmo que está maior, mas estão bastante motivadas para essa semana de preparação. Tecnicamente estamos focados em treinos específicos com grande intensidade. Além da parte de fundamentos na intensidade, pois é quando acontece a maioria dos erros. E, claro, fortalecendo o esquema tático para que as três entendam melhor”, declarou Zanon.
 
(William Lucas/Inovafoto)(William Lucas/Inovafoto)
 
Para o treinador, a ausência no pódio do Pan já surtiu efeito no treinamento da equipe. “Sempre falo que as jogadoras mudam na maneira que treinam depois de uma competição internacional. Sempre digo que dá para sentir que buscam algo diferente. E esse é o segredo de um jogo de equilíbrio e segurança. Vejo as jogadoras se cobrando e tem que ser assim mesmo. Tem que amadurecer esses sintomas e formar uma equipe com mais consistência”, cobrou o comandante.
 
Ainda esta semana, a seleção feminina enfrenta o Chile duas vezes em amistosos preparatórios. O primeiro será já nesta quarta-feira (29.07), e o segundo na quinta (30.07). A equipe embarca para o Canadá em 4 de agosto. Lá, o time encerra a preparação com amistoso contra as donas da casa, em 7 de agosto.
 
O Brasil está no Grupo B da Copa América, ao lado de Argentina, Equador, Venezuela e Ilhas Virgens. A estreia será no dia 9 de agosto, no clássico contra as argentinas. Na sequência, as brasileiras pegam Equador (11.08), Ilhas Virgens (12.08) e Venezuela (13.08). Na outra chave estão Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico e República Dominicana.
 
Além da vaga para o Rio 2016 para a campeã, a Copa América ainda classifica as equipes que ficarem entre a segunda e a quarta colocações para o Pré-Olímpico Mundial, que será realizado entre 13 e 19 de junho, em local a ser definido pela FIBA (Federação Internacional de Basquete).
 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla