Ministério do Esporte Secretaria de Segurança do Rio usará 12 mil novos rádios de comunicação nos eventos-teste e nos Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretaria de Segurança do Rio usará 12 mil novos rádios de comunicação nos eventos-teste e nos Jogos Rio 2016

A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro vai iniciar a distribuição de 12 mil novos rádios adquiridos para o Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual (SIRCE). O projeto visa impedir a interceptação das comunicações e garantir que o contato entre os integrantes das forças de segurança seja realizado de forma sigilosa e ininterrupta.
 
O Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões nos equipamentos, adquiridos por meio de licitação, e a distribuição vai até o fim de agosto. Neste primeiro momento, sete mil aparelhos serão incorporados pelos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança - 5.400 para a Polícia Militar, 1.450 para Polícia Civil e 150 para agentes internos - enquanto os outros cinco mil serão cedidos para a organização dos Jogos Rio 2016. Após o evento, os cinco mil rádios serão redistribuídos e contribuirão com a segurança do Estado.
 
Os novos rádios - que operam na faixa de 380 MHz, conforme determinação da Anatel - irão substituir os antigos aparelhos, adquiridos para os Jogos Pan-Americanos 2007. O objetivo é que o material agilize o acionamento dos policiais e garanta o contato entre os agentes, mesmo em situações críticas de comunicação.
 
 
"Os Jogos devem servir à cidade. Os novos aparelhos representam um importante legado para segurança, mas, acima de tudo, uma forma de melhorar a qualidade da prestação de serviço para a sociedade", destacou o Subsecretário de Comando e Controle, Edval Novaes.
 
Tecnologia
Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), assim como áreas de competição. Eles têm melhor qualidade de som, monitoramento por GPS – que permite a localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.
 
A modernização da rede do SIRCE (Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual) vai melhorar a segurança da população com terminais mais seguros. Inicialmente as duas redes vão atuar em paralelo, até que todo sistema seja migrado para a faixa 380 MHz, exclusiva para órgãos de segurança e defesa civil, conforme determinação da Anatel.
 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla