Ministério do Esporte Nawal exalta união na organização do Rio 2016 e destaca eventos-teste
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nawal exalta união na organização do Rio 2016 e destaca eventos-teste

A nona visita da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016 terminou com um discurso de otimismo e satisfação com o andamento da preparação da cidade e do país para o megaevento do ano que vem. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12.08), no Rio de Janeiro, a presidente da comissão, Nawal El Moutawakel, destacou o sucesso dos primeiros eventos-teste.

Foto: Matthew Stockman/Getty ImagesFoto: Matthew Stockman/Getty Images“Os excelentes eventos-teste que vêm sendo realizados nas instalações olímpicas e os elogios que atletas e federações fizeram demonstram a capacidade dos organizadores de entregar Jogos Olímpicos extraordinários no ano que vem. Daqui pra frente, muito trabalho permanece para ser feito, teremos que discutir milhões de detalhes operacionais. A experiência prática é importante, aproveitem cada evento-este para treinar equipes e instalações para os Jogos”, disse,  lembrando que conferiu pessoalmente no evento-teste de hipismo, em Deodoro. Para ela, a  qualidade da instalação e o nível de organização  “devem deixar todos os brasileiros orgulhosos”.

Nawal também enfatizou a importância da união entre os entes organizadores dos Jogos – as três esferas de governo e o Comitê Rio 2016 – para o sucesso do evento e para a concretização de um legado.

“A unidade mostrada pelos organizadores está ajudando a estabelecer um legado muito importante, que vai além das instalações olímpicas. Haverá um Brasil e um Rio antes e depois dos Jogos. Trabalhando como uma única equipe, o Brasil está demonstrando que pode entregar grandes Jogos Olímpicos. Nós encorajamos vocês a manter essa unidade e a continuar trabalhando duro”, reforçou.

Qualidade da água
Questionados sobre a preocupação com a qualidade da água nas instalações olímpicas e sobre o possível não cumprimento da meta de 80% de despoluição da Baía de Guanabara, Nawal e o diretor executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos, Christophe Dubi, afirmaram que a prioridade é garantir um ambiente seguro e saudável para os atletas.

“A meta sempre foi de que as condições seriam tais que as provas poderiam ocorrer, dos eventos-teste até os Jogos Olímpicos. Já tivemos uma série de metas, uma série de investimentos e muitos deles estão sendo materializados. Será que se chega aos 80%? Complicado é como medir os 80%.  Nosso objetivo é a qualidade da água para os atletas e é isso que está sendo entregue. O sistema de monitoramento vai continuar, a qualidade da agua vai melhorar. Na época dos Jogos, teremos os melhores atletas no melhor ambiente que já foi visto em uma competição olímpica de vela”, disse Dubi.

O diretor executivo do COI havia dito, em entrevista à BBC em maio deste ano, que mergulharia na Baía de Guanabara. Na coletiva desta quarta, ele foi questionado se manteria a promessa, mas foi Nawal quem respondeu, de forma descontraída, finalizando a coletiva: “Nós vamos mergulhar juntos e vamos levar alguns dos nossos colegas”.

A última visita da Comissão de Coordenação ao Rio de Janeiro será realizada no primeiro semestre do ano que vem.

Imagens dos eventos-teste Aquece Rio



Carol Delmazo, brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla