Ministério do Esporte Em dia de surpresas , maioria dos atuais campeões mundiais e olímpicos fica fora do pódio no Mundial de Judô
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em dia de surpresas , maioria dos atuais campeões mundiais e olímpicos fica fora do pódio no Mundial de Judô

(Harry How/Getty Images)(Harry How/Getty Images)Pisar no tatame como favorito não trouxe sorte para a maioria dos campeões mundiais e olímpicos que se apresentaram nesta sexta-feira (28.08) no quinto dia do Campeonato Mundial de Astana, no Cazaquistão. Com exceção do colombiano Yuri Alvear, campeão mundial em Chelyabinsk 2014, todos os atuais campeões mundiais e olímpicos (Londres 2012) das três categorias disputadas nesta quinta-feira – médio masculino e médio e meio pesado feminino – ficaram de fora do pódio.
 
Entre os favoritos que caíram nas oitavas de final estão a brasileira Mayra Aguiar, campeã mundial em 2014; a norte-americana Kayla Harrison, ouro em Londres 2012 e o grego Ilias Iliadis, campeão mundial em 2014. No médio feminino, as cabeças de chave Linda Bolder (ISR), Kelita Zupancic (CAN) e Laura Vargas Koch (GER) também se despediram mais cedo do Mundial. A brasileira Maria Portela perdeu nas oitavas de final para a espanhola Maria Bernabeu por ser punida no golden score. Bernabeu estava em um dia iluminado e venceu, além de Bolder e Portela, a cabeça de chave número 1, a holandesa Polling.
 
(Harry How/Getty Images)(Harry How/Getty Images)
 
Portela fez uma luta muito equilibrada com a espanhola e o duelo foi para o golden score depois de três punições para cada lado. Após quase três minutos (sete somando com os quatro do tempo normal) de prorrogação e de fazer várias entradas, a brasileira acabou sendo punida em um movimento de defesa, o que deu a vitória para Bernabeu.
 
No meio pesado feminino, além de Mayra e Kayla, a norte-coreana Kyong Sol, campeã mundial em 2013, também foi eliminada nas oitavas de final. Mayra não resistiu à polonesa Daria Pogorzelek, que chegou às semifinais. A campeã mundial de 2014 sofreu um yuko no começo da luta e ao tentar se recuperar acabou sendo projetada novamente por wazari.  
 
No médio masculino, Tiago Camilo teve um adversário muito duro na estreia, Kirill Denisov (RUS). Numa luta muito travada, o brasileiro recebeu duas punições, enquanto o adversário recebeu apenas uma e ficou com a vitória.
 
Neste sábado (29.08), o Brasil terá mais quatro representantes em ação: o meio pesado Luciano Correa, campeão mundial em 2007 e bronze em 2005; e os pesados David Moura, quinto colocado ano passado; Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman, atual vice-campeã mundial.
 
Luciano enfrenta o húngaro Miklos Cirjenics em sua primeira luta. Já David Moura luta com o letão Vladimirs Osnachs na estreia. Rochele Nunes enfrenta a número cinco do mundo, a chinesa Sisi Ma. E a duas vezes vice-campeã mundial Maria Suelen Altheman pega a sul-coreana Minjeong Kim.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Judô
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla