Ministério do Esporte Ministro George Hilton enaltece interiorização do esporte durante entrega de equipamentos em Blumenau
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro George Hilton enaltece interiorização do esporte durante entrega de equipamentos em Blumenau

Ministro George Hilton na Solenidade de entrega de equipamentos do Centro Esportivo do SESI em Blumenau. (Foto: Roberto Castro/ME)Ministro George Hilton na Solenidade de entrega de equipamentos do Centro Esportivo do SESI em Blumenau. (Foto: Roberto Castro/ME)

O ministro do Esporte, George Hilton, visitou nesta quinta-feira (10) o Complexo Esportivo Bernardo Werner, do Sesi de Blumenau (SC), e inaugurou duas quadras poliesportivas, uma pista de atletismo indoor e entregou equipamentos esportivos de atletismo.

Durante o evento na cidade catarinense, Hilton falou sobre a importância da praça esportiva para o Estado e para o país. “Queremos nos aproximar ainda mais do Sesi em todo o Brasil, não somente investindo em atletas de alto rendimento, como também na base, que é fundamental. A ideia é interiorizar o esporte, fazendo com que a prática do mesmo se espalhe por todo o Brasil. Embora o Rio de Janeiro seja sede dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, as Olimpíadas são jogos de todo o país. Portanto, pretendo levar equipamentos, centros de treinamentos pelos mais diversos lugares do Brasil. Este é o grande legado que o maior evento esportivo do mundo não pode deixar passar”, exaltou o ministro.

 Indagado pela imprensa local se o Complexo Sesi de Blumenau pode servir como local de treinamento para alguma delegação nas Olimpíadas, George Hilton foi claro: “Blumenau será parte da nossa Rede Nacional de Treinamento. Nosso objetivo é que a estrutura daqui esteja pronta para receber as delegações, até porque já está perto de começar o período de aclimatação. Espero que Blumenau consiga fazer parte desse processo e receba algum país que venha disputar os Jogos”, disse.


Vários atletas de alto rendimento foram formados pelo Sesi-Blumenau. A melhor jogadora de handebol do mundo, Duda Amorim, é uma delas. Assim, o ministro explicou o porquê de ter uma política que não fique presa apenas ao futebol. “Isso é uma demonstração de que o país tem uma vocação muito grande ao esporte. Não queremos a imagem de que o Brasil é apenas o país do futebol. Temos condições de revelar vários atletas, de incentivar outras modalidades e de mostrar para as nossas crianças o tanto que é importante a prática esportiva para que o esporte seja um indutor na vida da população”, explicou George Hilton, citando o Sistema Nacional do Esporte, que vem sendo elaborado, e tem a inclusão social como um de seus principais vértices.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, agradeceu ao governo federal por ter repassado a verba para que a estrutura do Complexo Esportivo se fortaleça ainda mais.  “O investimento que vem do Ministério do Esporte é muito importante, pois faz com que o Sesi fique ainda mais forte em Blumenau. Nosso complexo é diferenciado dos demais. Vários talentos do esporte foram revelados aqui, por meio dos Centro de Iniciação do Esporte. Com esse investimento, queremos revelar ainda mais talentos para o país”, disse Bernardes. “Ainda não temos negociação com nenhuma delegação, mas quem sabe”, declarou, ao ser questionado sobre a possibilidade de Blumenau receber os jogos.

Convênios com o Sesi Blumenau
Esses repasses feitos pelo Ministério do Esporte são oriundos de dois convênios com o Sesi em de Blumenau em 2013. O primeiro foi no valor de R$ 5.278.568,87 com o objetivo de equipar e fomentar as modalidades de atletismo, handebol e Rúgbi, com aquisições de materiais e equipamentos e melhoria de infraestrutura do Complexo Esportivo.

O segundo foi no valor de R$ 5.104.940,83, por meio do Programa Sesi Atleta do Futuro Olímpico. Implantar 106 novos núcleos de base nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, hóquei na grama, rúgbi, tênis e voleibol. Aquisição de materiais esportivos para os 64 núcleos existentes e para os 106 novos, totalizando 170 núcleos, em 23 municípios de Santa Catarina. Capacitar 340 profissionais de educação física, organizar cursos de aprimoramento técnico e atender 51 mil crianças e jovens.

Os equipamentos da pista de atletismo foram cronômetro e painel eletrônicos; blocos de saída; bastões para revezamentos; varas para salto em altura de diferentes tamanhos; dardos; martelos; discos; carro de transporte de equipamentos; itens para fisioterapia; martelos para lançamento, entre outros.

Petronilo Oliveira, de Blumenau (SC)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla