Ministério do Esporte Aline Silva termina em quinto no Mundial e garante vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aline Silva termina em quinto no Mundial e garante vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Aline Silva garantiu a primeira vaga da luta olímpica brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro no Campeonato Mundial de Wreslting 2015, em Las Vegas, Estados Unidos. Com uma grande atuação, Aline venceu três lutas e mesmo prejudicada pela arbitragem, acabou terminando em quinto lugar na categoria até 75kg, o suficiente para garantir o país no torneio olímpico.

O país ainda foi representado por Joice Silva, até 58kg, Lais Nunes, até 63kg, e Waldeci Silva, até 65kg, no estilo livre masculino. Os atletas não conseguiram avançar em suas chaves. Nesta sexta-feira (11), Adrian Jaoude representa o país na categoria até 86kg.

Na primeira luta, Aline venceu uma antiga rival, a cubana Lisset Echeverria. A paulista dominou o combate do início ao fim e construiu um placar de 6 a 1. Com 37 anos e muita bagagem no esporte, Guzel Manyurova do Cazaquistão saiu na frente de Aline e se manteve na liderança com 5 a 4, até os 14 segundos para o final. Nesse momento, Aline partiu com tudo para cima da adversária e conseguiu passar para as costas e quase no fim da área delimita do tapete de lutas.

O córner do Azerbaijão pediu o desafio, mas no replay ficou constatado que Aline executou o golpe dentro da área permitida e a brasileira ganhou mais um ponto, fazendo 7 a 5 e garantindo a vaga nas quarta de final e a uma vitória da vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Na luta seguinte foi decida ponto a ponto. Aline conseguiu superar a russa Ekaterina Bukina pela contagem mínima, 5 a 4. Depois de sair atrás no placar durante quase seis minutos de luta, a brasileira ergueu os punhos e comemorou a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.  Com a conquista de Aline, o Brasil passa a ter três vagas garantidas por ser país sede da competição ano que vem.   

Na semifinal, Aline reencontrou Adeline Gray, campeã mundial em 2014. O combate começou com muito estudo de ambas as partes. Enquanto Adeline buscava alcançar as pernas da brasileira para aplicar a cruzeta e conseguiu abrir 2 a 0. Aline neutralizava as investidas de Adeline às pernas e chegou a encostar a americana em contra-ataque que calou o Orleans Hotel & arena. No entanto, a arbitragem acabou não considerando o encostamento, dando apenas dois pontos para Aline, prejudicando a brasileira e possibilitando Adeline sair da situação de desvantagem. No final, a americana aplicou a cruzeta, abriu vantagem e fechar o placar em 10 a 1.

Aline voltou para disputar a medalha de bronze contra a bielorussa Vasilisa Marzaliuk. Em mais uma luta disputada, a paulista tentou buscar a melhor pegada e por pouco não conseguiu reverter a desvantagem de 2 a 1 obtida por Marzaliuk ainda no primeiro round. Aline tentou forçar a saída da rival do tapete, mas o challenge comprovou que bielorrusa não saiu do tapete. A brasileira acabou sofrendo mais um ponto pelo não sucesso do challenge e sem tempo para reagir, acabou ficando com o quinto lugar e com a certeza da missão cumprida.

Fonte: CBLA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla