Ministério do Esporte Ministro George Hilton homenageia atletas e ressalta apoio na preparação para Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro George Hilton homenageia atletas e ressalta apoio na preparação para Rio 2016

Foto: Roberto Castro/MEFoto: Roberto Castro/ME

Durante entrega de certificado, em comemoração aos dez anos do programa Bolsa-Atleta aos esportistas paralímpicos Carla Maia (tênis de mesa) e Sérgio Oliva (hipismo), o ministro do Esporte, George Hilton, confirmou o compromisso do governo federal em manter os investimentos para  preparação dos atletas. “Tenho orgulho de ter vocês com a gente. Vocês ajudam a fortalecer o discurso de que não podemos mudar e que estamos no caminho certo. Mantivemos todo o apoio que o governo oferece e estamos executando 100% dos recursos destinados ao Bolsa-Atleta”, disse o ministro nesta terça-feira (15), em Brasília.

Os dois atletas recebem o benefício financeiro desde o início do programa, em 2005. Carla garante que o auxílio a ajudou a se profissionalizar no tênis de mesa. “Se antes nós participávamos de forma amadora no esporte, com a Bolsa ganhamos independência financeira para competir. Isso fez crescer o esporte nacional, aumentando a quantidade de praticantes", contou. 


Carla disse que a ação fez que o seu sonho de ser atleta fosse realizado. “Provavelmente eu teria continuado no amadorismo, perdendo as oportunidades de representar meu país nas competições internacionais. É bom saber que recebo o benefício por tanto tempo e, mesmo assim, consigo competir no alto rendimento”, revelou.  

Sérgio Oliva é um dos principais nomes do país no hipismo paralímpico. Líder do ranking nacional, o atleta busca a sua terceira participação em Jogos Paralímpicos. “Se eu não tivesse esse incentivo não estaria mais no esporte. Foi uma forma que o governo encontrou para ajudar os atletas diretamente, sem intermediário”, disse.  
 
Hipismo é um esporte caro que exige do atleta recursos para manter o animal, além de contar com estrutura para disputar as provas no exterior. Sérgio considera que a Bolsa proporcionou o suporte para manter o alto nível. “Com o benefício consigo manter meu animal, que é trivial no meu esporte. Assim, tenho tranquilidade na hora de competir e pagar as despesas mensais”, exemplificou.  

Dez anos de Bolsa
O programa Bolsa-Atleta completa dez anos em 2015 com desempenho expressivo. Ao longo da última década, a política implementada pelo Ministério do Esporte concedeu mais de 43 mil bolsas para cerca de 17 mil atletas brasileiros (existem atletas que recebem a bolsa desde o primeiro ano do programa), com investimentos que ultrapassam R$ 600 milhões. É o maior programa de patrocínio esportivo individual e direto do mundo.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla