Ministério do Esporte Contrato oficializa São Paulo como uma das cidades-sede do futebol nos Jogos Olímpicos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Contrato oficializa São Paulo como uma das cidades-sede do futebol nos Jogos Olímpicos

Foto: Ciete Silvério/Governo de SPFoto: Ciete Silvério/Governo de SP

A Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, em São Paulo, foi oficializada nesta quarta-feira (30) como uma das cinco sedes de partidas de futebol, além do Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos 2016. O estádio na capital paulista já estava confirmado - assim como o Mineirão, em Belo Horizonte, a Arena Fonte Nova, em Salvador, a Arena da Amazônia, em Manaus, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília -, mas o contrato entre as partes foi assinado durante a cerimônia desta quarta.

A Arena Corinthians, em São Paulo, será sede de dez jogos. Seis partidas serão válidas pela primeira fase: quatro pelo torneio feminino, em rodadas duplas marcadas para os dias 3 e 6 de agosto, entre 15h e 20h; e duas do masculino, no dia 10 de agosto, entre 19h e 0h. Além disso, o estádio vai receber um jogo das quartas de final do feminino, no dia 12 de agosto, às 19h, e outro das quartas de final do masculino, marcado para 13 de agosto, às 22h.

No dia 17 de agosto, uma das semifinais do torneio masculino de futebol será realizada na Arena Corinthians, a partir das 13h. O estádio se despede dos Jogos Olímpicos de 2016 no dia 19 de agosto, entre 13h e 16h, com a disputa pelo terceiro lugar do torneio feminino e a cerimônia de premiação da medalha de bronze.

Arena Corinthians, em São Paulo. (Foto: Friedemann Vogel/Getty Images)Arena Corinthians, em São Paulo. (Foto: Friedemann Vogel/Getty Images)

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, Fernando Haddad, assinaram os documentos. O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Hamam, também participou da cerimônia, assim como o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade.

"Hoje é um dia histórico para São Paulo. Não é apenas a cidade-sede que colhe os benefícios dos Jogos. Para o Ministério do Esporte, é fundamental que esse momento único, de sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos em um curto espaço de tempo, traga benefícios para todo o Brasil. Por isso, uma das prioridades do ministro George Hilton é espalhar o legado das Olimpíadas por meio de projetos, convênios com federações, campanhas de incentivo e obras de estruturação esportiva", afirmou Hamam.

O secretário lembrou o sucesso da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo – a capital paulista sediou seis jogos, atraiu 500 mil turistas e movimentou R$ 1 bilhão -, e projetou êxito também nas Olimpíadas. "Não podemos imaginar um megaevento no Brasil sem a participação e o envolvimento dos paulistas. Fazer parte das Olimpíadas como Cidade do Futebol ratifica o acerto em sediar a Copa do Mundo e é uma consequência do trabalho desenvolvido por São Paulo no Mundial de 2014", disse Rogério Hamam.

Para o prefeito Fernando Haddad, os Jogos Olímpicos também são uma oportunidade de alavancar o turismo em São Paulo. "Nós temos a melhor expectativa possível em relação aos Jogos do ano que vem. Pretendemos oferecer os mesmos serviços, a mesma infraestrutura e o mesmo carinho que oferecemos durante a Copa do Mundo. Queria me comprometer com o Comitê Olímpico de que todas as secretarias estarão mobilizadas para dar o melhor que São Paulo tem", afirmou.

Outras cidades
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras quatro cidades receberão jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016: Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, também vai receber dez jogos, sendo um válido pelas quartas de final do torneio masculino e outro válido pelas quartas de final do torneio feminino. As demais partidas são da primeira fase: seis do torneio masculino (em três rodadas duplas) e duas do torneio feminino.

O Mineirão, em Belo Horizonte, receberá outros dez jogos, incluindo uma partida de quartas de final e uma semifinal femininas e uma quarta de final e a disputa do bronze no masculino. A Arena Fonte Nova, em Salvador, será sede de 10 partidas, incluindo uma quarta de final do masculino e outra do feminino. Seis partidas da primeira fase dos torneios masculino e feminino estão previstas para a Arena da Amazônia, em Manaus.

No Estádio Olímpico do Rio serão disputados oito jogos válidos pela primeira fase dos torneios masculino e feminino. O Maracanã receberá uma semifinal feminina e outra masculina, além das finais dos dois torneios.

O início da venda direta de ingressos para os Jogos Olímpicos, sem sorteio, será em outubro de 2015. Os ingressos remanescentes das fases de sorteio serão colocados à venda, de forma online, e qualquer cidadão poderá comprar pelo link ingressos.rio2016.com.

Mateus Baeta - brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla