Ministério do Esporte Vídeo: conheça a modalidade skeet do tiro esportivo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Vídeo: conheça a modalidade skeet do tiro esportivo

O tiro esportivo ainda é um esporte com pouca divulgação no Brasil. Mas nem por isso a modalidade carece de importância histórica quando o assunto são Jogos Olímpicos. Afinal, os atletas deste esporte foram os responsáveis por conquistar as primeiras medalhas do país na competição.

Em 1920, quando o Brasil disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos, em Antuérpia, na Bélgica, a delegação brasileira, composta por 21 atletas, retornou com três medalhas, todas conquistadas em provas do tiro esportivo.

O tenente do Exército Guilherme Paraense entrou para a história do olimpismo nacional por ter sido o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro com a vitória no tiro rápido (25m). Além dele, Afrânio da Costa subiu ao pódio para receber a medalha de prata na pistola livre (50m) individual. O Brasil ainda conquistou o bronze na pistola livre por equipes, com Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil, por ser o país-sede, tem direito a nove vagas, das quais seis já têm dono: Roberto Schmits (Fossa Olímpica Masculino); Janice Gil Teixeira (Fossa Olímpica Feminino); Daniela Matarazzo Carraro (Skeet Feminino); Renato Araujo Portela (Skeet Masculino); Cassio Rippel (carabina deitado de 50m); e Felipe Wu (pistola de ar de 10m) já estão confirmados. As outras três vagas da carabina e pistola só serão anunciadas após o evento-teste do tiro esportivo, em abril de 2016, no Rio de Janeiro.

A convite do brasil2016.gov.br, Renato Portela gravou um vídeo em que apresenta as principais características de sua modalidade. Acompanhe e conheça um pouco mais sobre o Skeet Masculino (tiro ao prato).

Reportagem: Luiz Roberto Guimarães, brasil2016.gov.br

Imagens e edição: Danilo Borges

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla