Ministério do Esporte Bronze no Mundial, Robson Conceição agora mira o Pré-Olímpico da Argentina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bronze no Mundial, Robson Conceição agora mira o Pré-Olímpico da Argentina

(Aiba/Divulgação)(Aiba/Divulgação)
De volta ao Brasil depois de viver sentimentos contrários no Catar, onde disputou, na semana passada, o Mundial de Boxe, o baiano Robson Conceição já planeja os próximos passos para carimbar o passaporte para as Olimpíadas. Robson conquistou em Doha a medalha de bronze, pódio que não lhe garantiu a vaga direta para os Jogos Olímpicos Rio 2016, mas viveu uma experiência amarga na semifinal. 
 
Após os três rounds de luta na categoria até 60kg, os três juízes deram a vitória para Albert Selimov por 29 x 28. O baiano chegou a abrir um corte no supercílio do rival no segundo round e, no terceiro assalto, adotou uma postura ofensiva, em contraste com a adotada por Selimov, que só se defendeu. O resultado do duelo garantiu ao rival a vaga na decisão e o passaporte para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
“Fiz uma luta melhor do que ele, todo mundo que estava lá viu. Tanto os que entendiam de boxe quanto os que não entendiam tiveram a mesma opinião”, lamentou. “Até o técnico dele, que conversou comigo no final, me disse que tinha vergonha daquela luta e que eles (os juízes) não poderiam ter feito aquilo”, seguiu.
 
Vice-campeão mundial em 2013 e contemplado pela Bolsa Pódio do governo federal, Robson, já com o bronze garantido, travou um duelo extra pela vaga direta aos Jogos Olímpicos diante do uzbeque Elnur Abduraimov. O baiano acabou superado e, com isso, terá que esperar até o ano que vem para referendar a vaga para as Olimpíadas. 
 
O plano é fazer isso sem precisar depender de uma das cinco vagas automáticas a que o Brasil tem direito no boxe masculino por ser o país-sede. A definição dos atletas por parte da Confederação Brasileira de Boxe (CBB) será feita depois de abril de 2016, após o último Pré-Olímpico. No total, um país pode ter até 13 atletas no boxe nos Jogos Olímpicos (dez no masculino e três no feminino).
 
Evento-teste e Argentina
Robson Conceição retornou ao Brasil no sábado. Ele desembarcou em São Paulo, mas já está em Salvador, onde descansará até o fim da semana antes de retornar à capital paulista. Lá, ele iniciará os treinamentos visando ao próximo desafio: o evento-teste para os Jogos Olímpicos, que será disputado entre 4 e 6 de dezembro, no Pavilhão 4 do Riocentro.
 
Para o boxeador, a competição – que não vale vaga para 2016 – deverá ser um bom teste para seu próximo desafio de peso: o Pré-Olímpico da Argentina, em março, que distribuirá três vagas para os Jogos Olímpicos. “O presidente da Federação Internacional me disse que o evento-teste deve ter atletas de 15 países. Será um bom torneio”, revelou.
 
Na Argentina, apenas atletas das Américas entram no ringue. E é lá que o baiano pretende assegurar seu lugar nos Jogos. “Tenho chances reais. Conheço os adversários e vou continuar treinando forte para chegar na hora e fazer valer a pena”.
 
Caso não conquiste a vaga na Argentina, Robson terá mais uma chance. “As outras vagas serão disputadas em um campeonato aberto a lutadores da APB (AIBA Pro Boxing) e WSB (World Series of Boxing), que são as duas ligas profissionais da Associação Internacional de Boxe. Mas esse campeonato ainda não tem data ou local definidos”, explicou.
 
Luiz Roberto Magalhães - brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla