Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Perguntas e respostas: conheça os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 21 Outubro 2015 12:53
Palmas (TO) recebe os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI 2015) de 23 a 31 de outubro. A competição inédita é realizada pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência (ITC), em parceria com o governo federal, a prefeitura de Palmas, o governo de Tocantins e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
» Saiba mais sobre o evento:
O que são os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas?
São um evento esportivo e cultural que reúne etnias brasileiras e internacionais, originado dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas, criados em 1996 por meio de uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC). Os Jogos Mundiais são realizados pelo ITC, com a parceria do governo federal, da prefeitura de Palmas, do governo de Tocantins e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Sua concepção foi construída com a participação de lideranças indígenas, da sociedade civil e de instâncias governamentais.
Como foram idealizados os Jogos Mundiais Indígenas?
Os Jogos Mundiais Indígenas são fruto dos resultados obtidos nas edições nacionais. O evento, que teve sua criação aprovada nos Jogos Nacionais de Cuiabá, em 2013, surgiu a partir de um acordo firmado entre o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), líderes estrangeiros de 17 países, 48 etnias nacionais e o governo federal, por meio do Ministério do Esporte.
Como foi a escolha de Palmas para sediar a primeira edição dos Jogos Mundiais?
A cidade participou de um processo de candidatura que começou em agosto de 2013, na edição nacional dos Jogos Indígenas em Cuiabá. Palmas concorreu com Belém e Marabá (PA). A escolha levou em conta o fato de o estado de Tocantins contar com cerca de 13 mil indígenas em seu território.
Quantas edições nacionais dos jogos já aconteceram?
Já foram realizadas 12 edições nacionais dos Jogos dos Povos Indígenas: Goiânia (GO) - 1996; Guaíra (PR) - 1999; Marabá (PA) - 2000; Campo Grande (MS) - 2001; Marapanim (PA) - 2002; Palmas (TO) - 2003; Porto Seguro (BA) - 2004; Fortaleza (CE) - 2005; Olinda (PE) - 2007; Paragominas (PA) - 2009, Porto Nacional (TO) - 2011; e Cuiabá (MT) - 2013.
Quantas etnias do Brasil participam dos JMPI e quais são elas?
São 24 etnias nacionais: Assurini; Bororo Boe; Canela; Guarani Kaiowá; Javae Itya Mahãdu; Kaigang; Kamayurá; Karajá; Kayapó Mebêngôkre; Kuikuro; Kura Bakairi; Kyikatêjê/Parakatêjê; Mamaindê; Manoki; Matis; Paresi Haliti; Pataxó; Rikibaktsa Tapirapé; Terena; Wai Wai; Xambioá Karajá; Xavante; Xerente.
Quantos países estarão presentes nos Jogos Mundiais em Palmas?
Além do Brasil, são 23 países participantes: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Finlândia, Gâmbia, Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Rússia e Uruguai.
Como foram escolhidas as etnias participantes?
Todas as etnias foram selecionadas pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que vem usando como critério, desde as edições nacionais, a conservação dos costumes de cada etnia, o idioma, as crenças, os ritos, as pinturas corporais, a música e os esportes tradicionais dos povos. No caso das etnias brasileiras, também foi pré-requisito a participação em alguma edição dos Jogos Nacionais, que acontecem desde 1996. Bom comportamento e cumprimento das regras nas edições passadas também contaram como pontuação para conquistar uma vaga nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Além disso, o ITC não segue o “mapa do branco” (o mapa político brasileiro), e sim uma geografia étnica, levando em conta os biomas nacionais: a caatinga, o cerrado, a mata atlântica, a floresta amazônica, os pampas e o pantanal. Os indígenas precisam ser originários de suas aldeias, falar a língua da etnia e conhecer sua cultura. Escolhida a etnia participante, cabe ao cacique e ao chefe da delegação recrutar seus atletas.
Quantos atletas indígenas participarão do evento?
São cerca de 1.800 atletas indígenas: 1.100 de etnias brasileiras e 700 de etnias internacionais.
Qual a estimativa de público durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas?
A Vila dos Jogos deve receber uma média de 30 mil visitantes por dia.
Quais as modalidades esportivas?
Arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência (10km), corrida de velocidade (100m), futebol, lutas corporais, natação e canoagem, além de esportes e jogos tradicionais específicos de cada etnia (demonstrativos).
» Acompanhe a cobertura completa pelo site: www.jmpi2015.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook