Ministério do Esporte Basquete: dezesseis seleções já estão classificadas para os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Basquete: dezesseis seleções já estão classificadas para os Jogos Rio 2016

(Ethan Miller/Getty Images)(Ethan Miller/Getty Images)
Faltando pouco mais de dez meses para o início dos Jogos Olímpicos do Rio, 16 seleções já garantiram suas vagas no torneio de basquete, que será disputado entre os dias 6 e 21 de agosto. As últimas oito vagas – três masculinas e cinco femininas –, serão definidas nos Torneios Pré-Olímpicos Mundiais. A disputa feminina será realizada de 13 a 19 de junho, em local a ser definido. Já a masculina será disputada entre 5 e 10 de julho, em três sedes, também a serem definidas.
 
Além do Brasil, estão classificados para a competição masculina os Estados Unidos (campeão mundial em 2014), a Austrália (campeã da Oceania 2015), a Nigéria (campeã da África em 2015), a Venezuela (campeã da Copa América 2015), a Argentina (vice da Copa América 2015), a Espanha (campeã da Europa em 2015), a Lituânia (vice da Europa em 2015) e a China (campeã da Ásia em 2015).
 
Já para o torneio olímpico feminino estão garantidos o Brasil (país-sede), os Estados Unidos (campeão mundial em 2014), a Sérvia (campeã europeia), o Senegal (campeã da África em 2015), o Canadá (campeã da Copa América 2015), a Austrália (campeã da Oceania 2015) e o Japão (campeão da Ásia 2015).
 
A Seleção Brasileira esteve presente em 13 das 19 edições da competição masculina e conquistou três medalhas de bronze: Londres-1848, Roma-1960 e Tóquio-1964. Já a Seleção feminina estreou nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, e acumula seis participações consecutivas, tendo conquistado duas medalhas: prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000.
 
Vagas em aberto para 2016
Masculino
 
Além de três países que serão convidados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), mais 15 seleções irão disputar o Torneio Pré-Olímpico Mundial. As 18 equipes serão divididas em três grupos com seis seleções em cada um e apenas o vencedor de cada uma das sedes garante a vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As equipes que disputarão o Pré-Olímpicos são:
 
» Sérvia (3º lugar no Europeu)
 
» França (4º lugar no Europeu)
 
» Grécia (5º lugar no Europeu)
 
» Itália (6º lugar no Europeu)
 
» República Tcheca (7º lugar no Europeu)
 
» Angola (2º lugar da África)
 
» Tunísia (3º lugar da África)
 
» Senegal (4º lugar da África)
 
» Nova Zelândia (2º lugar da Oceania)
 
» Canadá (3º lugar da América)
 
» Porto Rico (4º lugar da América)
 
» México (5º lugar da América)
 
» Filipinas (2º lugar da Ásia)
 
» Irã (3º lugar da Ásia)
 
» Japão (4º lugar da Ásia)
 
» Mais 3 seleções convidadas pela FIBA
 
Feminino
 
As cinco vagas serão disputadas por 12 seleções no Pré-Olímpico Mundial, de 13 a 19 de junho, ainda sem local definido. As equipes serão divididas em quatro grupos de três seleções e as duas primeiras de cada chave se classificam para as quartas de final. Os vencedores garantem a vaga para os Jogos Rio 2016. As quatro seleções perdedoras disputam a última vaga olímpica.
 
» França (2º lugar no Europeu)
 
» Espanha (3º lugar no Europeu)
 
» Bielorrússia (4º lugar no Europeu)
 
» Turquia (5º lugar no Europeu)
 
» Cuba (2º lugar da América)
 
» Argentina (3º lugar da América)
 
» Venezuela (5º lugar da América)*
 
» Camarões (2º lugar na África)
 
» Nigéria (3º lugar na África)
 
» China (2º lugar na África)
 
» Coreia do Sul (3º lugar na Ásia)
 
» Nova Zelândia (2º lugar na Oceania)
 
(*) Garantiu a vaga porque o Brasil ficou em 4º lugar na Copa América.
 
Fonte: CBB 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla