Ministério do Esporte Com 83% das obras prontas, Linha 4 do metrô do Rio recebe visita da presidenta Dilma Rousseff
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Com 83% das obras prontas, Linha 4 do metrô do Rio recebe visita da presidenta Dilma Rousseff

(Francisco Medeiros/ME)(Francisco Medeiros/ME)
A presidenta Dilma Rousseff visitou, na tarde desta terça-feira (10.11), as obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. Acompanhada do ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser, do governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito da cidade, Eduardo Paes, ela conheceu a estação Jardim Oceânico, cumprimentou operários e viu de perto a evolução dos trabalhos na ponte estaiada, ambas na Barra da Tijuca. A linha 4 está com 83% das obras concluídas.
 
"Nós temos aqui talvez o maior empreendimento de mobilidade urbana do Brasil e da América Latina também. E vocês estão diante de uma obra que, além disso, leva em consideração requisitos ambientais", disse a presidenta. "As Olimpíadas e as Paralimpíadas têm um papel muito importante para o Brasil, elas abrem o Brasil para o mundo e um dos caminhos dessa abertura é onde nós estamos", acrescentou.
 
A obra, de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, integra o Plano de Políticas Públicas/Legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De acordo com a última atualização do Plano, em abril de 2015, o investimento total é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 1,16 bilhão da Concessionária Rio-Barra e R$ 7,63 bilhões do governo estadual, dos quais R$ 6 bilhões são de financiamento federal contratado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
 
A nova linha, que ligará Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, terá papel importante no acesso ao Parque Olímpico e às demais instalações da região, como o Riocentro. Serão seis estações: Jardim Oceânico (Barra), São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz (Ipanema). Dos 16 quilômetros de extensão da linha 4, mais de 12 quilômetros de túneis já estão escavados, e já foram colocados mais de 18 quilômetros de trilhos, o que equivale a mais da metade da extensão, considerando as vias permanentes nos dois sentidos.
 
A máquina de escavação Tunnel Boring Machine, conhecida como Tatuzão, iniciou a operação de entrada na estação Antero de Quental, no Leblon. O Tatuzão já escavou 2,5 quilômetros em túneis e agora faltam 700 metros até o Alto Leblon, onde haverá a conexão com os túneis que vêm da Barra da Tijuca. Quatro estações já estão completamente escavadas e em fase de acabamentos: Nossa Senhora da Paz, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
 
(Francisco Medeiros/ME)(Francisco Medeiros/ME)Estação Jardim Oceânico
A estação Jardim Oceânico já recebe trilhos e está na fase de acabamentos. Na área onde haverá circulação de passageiros para compra de bilhetes e acesso às roletas, as escadas fixas já estão construídas e as escadas rolantes já foram instaladas. As bilheterias ficaram prontas, o pisto de granito já foi assentado e a estação começa a ganhar elementos decorativos.
 
A estação tem um arco de 68 metros de comprimento sobre o mezanino, com centenas de pontos de captação de luz em diversos tamanhos. Do lado de fora, a estrutura receberá um "telhado verde", o que contribui para o conforto térmico no interior da estação, e que chamou a atenção da presidenta.
 
"O teto verde que vai permitir uma temperatura menor do que a externa. E eu achei fantásticas as claraboias, porque é uma economia de energia. Durante o dia é a luz do sol e de noite será a luz das estrelas", disse Dilma Rousseff.
 
Ponte Estaiada
Com a conclusão das obras civis no trecho suspenso e elevado sobre o canal da Barra da Tijuca, previsto para dezembro, terá início a fase de acabamentos, instalação de cabos elétricos, posicionamento de trilhos e concretagem da via permanente. As rampas de acesso, que já estão finalizadas, devem receber os trilhos ainda este mês.
 
Trata-se da primeira ponte estaiada para metrô e único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do caminho subterrâneo. São duas vias com 13,9 metros de largura e 320 metros de extensão na parte suspensa sobre o canal. A estrutura terá iluminação cenográfica feita pelo artista das luzes Peter Gasper, que morreu em 2014.
 
Testes e passageiros
A previsão é de que o eixo Ipanema-Barra entre em funcionamento sem passageiros, para testes de sistema, em maio de 2016. No mês seguinte, deve ter início a operação assistida fora do horário de pico. Pelo cronograma, que está em dia, segundo as autoridades, a Linha 4 começará a receber em julho os passageiros para o trajeto Ipanema-Barra. Durante os Jogos, a operação será dimensionada para atender os horários de competição.
 
A recomendação para quem vem do Centro da cidade, da Tijuca e da Zona Sul em direção à Barra para as competições é utilizar a Linha 4 do metrô até a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT (Transoeste), que vai levar o espectador até o Parque Olímpico e aos outros locais de competição na Barra da Tijuca.
 
Quando a operação comercial da nova linha estiver ocorrendo nos mesmos horários das demais linhas do metrô, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em apenas 34 minutos. A estimativa é de que 300 mil usuários usem a Linha 4 diariamente depois dos Jogos Olímpicos, retirando cerca de 2 mil veículos das ruas por hora/pico.
 
"O legado é muito importante. Ficará para a população do Rio uma conexão entre metrôs, o sistema de BRTs e o próprio sistema de ônibus, que eu acredito que transformará a cidade do Rio de Janeiro. Uma cidade que tinha um problema enorme, que era estar pressionada entre montanha e o mar, e agora supera de uma forma belíssima", disse Dilma Rousseff.
 
A integração entre as Linhas 1 e 4 do metrô está prevista para dezembro de 2016. A Linha 4 será finalizada com a ligação entre Leblon e Gávea, trecho que tem previsão de entrega para janeiro de 2017.
 
(Francisco Medeiros/ME)(Francisco Medeiros/ME)
 
Reunião de trabalho
Após a visita ao metrô, as autoridades participaram de reunião de trabalho na sede do Comitê Organizador dos Jogos, com presença do presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman. No encontro, ficou definido que o Governo do Rio ajudará a pagar a conta da energia temporária dos Jogos, que é de responsabilidade do governo federal, e que está estimada atualmente em cerca de R$ 450 milhões. A solução deve vir por meio de nova lei de isenção fiscal que será enviada à Assembleia Legislativa do estado.
 
"O governo estadual deve mandar uma nova lei para a Assembleia fazendo uma modelagem semelhante ao que fez para os outros projetos olímpicos (Lei Estadual 7036/15, que autorizou incentivos fiscais para aportes de recursos voltados para os Jogos) e fará uma lei específica para esse percentual da energia temporária, algo em torno de R$ 150 milhões de reais, com renúncia de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o ano de 2017", explicou Leonardo Espíndola, secretário da Casa Civil do governo do estado.
 
Segundo o secretário, os R$ 310 milhões captados em virtude da Lei 7036/15 serão usados, por exemplo, na aquisição de mobília da Vila dos Atletas, como camas, mesas e ar condicionado.
 
"Foi uma reunião muito produtiva, demos um passo importante na definição da conta da energia temporária e saímos daqui ainda mais confiantes no sucesso dos Jogos", afirmou o ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser, acrescentando que o Comitê agradeceu o empenho do governo federal para resolver questões como o fechamento do Aeroporto Santos Dumont durante as competições de vela.
 
A próxima reunião de trabalho está agendada para 16 de dezembro.
 
Fonte: brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
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