Ministério do Esporte Comissão para prevenir violência no esporte faz balanço de 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comissão para prevenir violência no esporte faz balanço de 2015

A Consegue (Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança dos Espetáculos Esportivo) realizou nesta quinta-feira (10.12), em São Paulo, a 3ª reunião ordinária de 2015. O evento serviu para que os membros da comissão realizassem um balanço das ações desenvolvidas no ano, como  a regulamentação do Estatuto do Torcedor, o guia de procedimento para segurança nos estádios, o movimento Grito de Paz, as Câmaras Temáticas e as visitas técnicas.

Na parte da tarde, os membros da Consegue trataram do planejamento para 2016 e abordaram estratégias como o projeto Torcida Cidadã e a promoção de seminários, câmaras temáticas e vistorias.

De acordo com o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Hamam, a reunião também serviu para debater temas importantes para a prevenção à violência no futebol. "Contamos com uma atuação muito produtiva dos membros da comissão. Fizemos um balanço do ano e analisamos pautas relevantes para os objetivos da Consegue", disse. Algumas novidades serão anunciadas em breve. "Também discutimos alguns temas para o próximo ano, como a defesa do direito do torcedor como consumidor e o cadastro de torcedores. Tenho certeza que 2016 teremos muitas novidades", concluiu.

O secretário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, elogiou o trabalho desenvolvido pela comissão e citou ações importantes que terão continuidade no ano que vem. "Estaremos à disposição para trabalhar juntos com o Ministério do Esporte e demais membros da comissão na atualização do guia de procedimentos para segurança nos estádios, na regulamentação do Estatuto do Torcedor e demais ações", disse.

Além deles, participaram do encontro o comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio), João Fiorentini; o membro da Comissão Nacional de Inspeção de Estádio da CBF, Luiz Fernando Vella; o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem e Futebol, Marcos Marinho; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon; o membro do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, Fernando Casal del Rey; o coordenador-geral do Plano de Ações de Integração em Segurança Pública, André Fagundes; o presidente da Anatorg (Associação Nacional de Torcidas Organizadas), André Azevedo; e outros representantes do Ministério do Esporte.

Histórico

A Consegue é um grupo interministerial (Esporte e Justiça), com a participação da sociedade civil, criado para desenvolver instrumentos e propor políticas públicas para melhorar a segurança nas praças desportivas, além de articular diversos órgãos para a cooperação, troca de experiências e disseminação de boas práticas.

A 1ª reunião da comissão aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de maio. Na ocasião, foram apresentadas as ações de prevenção da violência em desenvolvimento pelo Ministério do Esporte em cooperação com o Ministério da Justiça e a proposta de Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol.

O segundo encontro aconteceu no dia 09 de setembro, em Brasília, na Sala de Gestão do Ministério do Esporte. Na ocasião, foi lida e assinada a ata da 1ª reunião e foram apresentados trabalhos sobre a prevenção da violência, realizados em cooperação com o Ministério da Justiça.

Rafael Brais, de São Paulo

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla