Ministério do Esporte Encontro marca lançamento dos 27 centros integrados à Rede Cedes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Encontro marca lançamento dos 27 centros integrados à Rede Cedes

Encontro da Rede de Cedes. (Foto: Ivo Lima/ME)Encontro da Rede de Cedes. (Foto: Ivo Lima/ME)

Um encontro com representantes da área de pesquisa marcou o lançamento dos 27 centros de pesquisa, em fase de implantação nas instituições de ensino superior das 26 unidades da federação e do Distrito Federal, além da ampliação e retomada da Rede Cedes, na tarde de segunda-feira (14) em Brasília. A proposta executada pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte foi elaborada com a participação dos pesquisadores da rede, fundamentada nas decisões tomadas no Encontro Anual da Rede Cedes no ano passado.

Os centros são polos aglutinadores de grupos de pesquisa cujos estudos, fundamentados nas humanidades, têm como objetivo promover o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas articuladas em níveis local, estadual e regional, buscando produzir e socializar informações e conhecimentos que contribuem com a qualificação das políticas públicas, programas e projetos esportivo-educacionais e de lazer do país, sendo 16 na região Norte, 24 no Nordeste, 9 no Sudeste, 11 no Centro-Oeste e 13 no Sul. Ao todo, 92 grupos de estudos e 232 pesquisadores integraram a ação.

“O momento é um marco na história do esporte, ao ampliar essa rede e estar próximo de cada estado, o Ministério do Esporte deixa um grande legado: a ampliação da pesquisa brasileira. O conhecimento vai estar não apenas na mão de uma pessoa, mas de todos os estados brasileiros. O ministro George Hilton está aí, apoiando todos os centros”, ressaltou o atual diretor do Departamento de Programas Interssetoriais do Ministério do Esporte, Célio Renê, que ressaltou ainda a importância do conhecimento técnico- administrativo na administração pública.

Encontro da Rede de Cedes. (Foto: Ivo Lima/ME)Encontro da Rede de Cedes. (Foto: Ivo Lima/ME)Segundo a presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), e pesquisadora da rede Cedes, Simone Rechia, “o trabalho tem como foco a educação física, e o reflexo dessas ações está nas prefeituras e nos estados, sendo essas pesquisas responsáveis pelos impactos positivos nas políticas públicas de esporte e lazer estaduais e municipais.

A pesquisadora Mirleide Bahia, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos de Lazer (Ampel), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o trabalho dos centros de pesquisa irá fortalecer a produção científica. “Consideramos relevante esse momento histórico, o qual irá incentivar e fazer surgir novas pesquisas. Há excelentes perspecticas, que isso se consolide fortalecendo a Revista Brasileira de Estudos de Lazer, e o Congresso da Cbel, a ser realizado em Belém.

A organizadora do evento, Andrea Ewerton, agradeceu ao ministro do Esporte, George Hilton, pela consolidação da iniciativa que fará parte das políticas públicas de esporte do ministério. Ela destacou ainda a confiança e colaboração e desejou sucesso a Célio Renê, novo Diretor de Projetos Interssetoriais da Snelis.

Além dos Centros de Pesquisa, a diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, expôs as ações desenvolvidas e as estratégias de políticas aplicadas no âmbito do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) e do Sistema Nacional do Esporte (SNE). Eles vão discutir ainda a aprovação do regimento interno dos centros e também o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Rede Cedes integrado ao repositório Vitor Marinho.

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla