Ministério do Esporte Ana Marcela Cunha e Isaquias Queiroz são os melhores atletas olímpicos de 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ana Marcela Cunha e Isaquias Queiroz são os melhores atletas olímpicos de 2015

 (Foto: Ivo Lima/ME) (Foto: Ivo Lima/ME)

Vieram de esportes disputados na água os destaques do ano de 2015. E são dois talentos da Bahia. Na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, a soteropolitana Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e o canoísta de velocidade Isaquias Queiroz, nascido em Ubaitaba, receberam das mãos do ministro do Esporte, George Hilton, os troféus de melhores atletas de 2015.

“Nadar 10 ou 25 quilômetros é fichinha perto de estar aqui agora falando. O ano realmente foi muito bom e espero que o ano que vem seja melhor ainda, não só para mim, mas para todos os atletas. Que a gente conquiste muitas medalhas”, disse Ana Marcela Cunha. “Queria mandar um recado para o Brasil: acreditem na gente, a gente está treinando firme para 2016, para dar o nosso melhor”, completou Isaquias.

No feminino, Ana Marcela superou Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) e Fabiana Murer (atletismo), enquanto Isaquias venceu Alison e Bruno (vôlei de praia) e Marcelo Melo (tênis), no masculino. A escolha foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Para o ministro do Esporte, George Hilton, o ano pré-olímpico foi considerado muito positivo. “Este foi um ano muito importante. Tivemos um desempenho acima da expectativa, inclusive nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, e continuamos tendo desempenho muito grande em vários campeonatos mundiais que estão acontecendo. Isso nos leva a acreditar que nossos atletas chegarão com uma performance muito boa nos Jogos Rio 2016”, declarou o ministro.

A cerimônia, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (15.12), também premiou os esportistas que se destacaram em 49 modalidades e fez ainda uma série de homenagens a atletas do presente, do passado e do futuro.

“É o segundo ano que eu sou escolhido e isso significa para mim que estou no caminho certo. Tenho 17 anos, desde os 16 estão me apontando como o nome do tiro com arco e eu fico muito feliz por isso. Abro mão de muitas coisas, não é nada fácil, e esse prêmio representa o valer a pena”, disse Marcus Vinícius D’Almeida, campeão mundial júnior de tiro com arco na categoria cadete em 2015.

Anfitrião da noite, o presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, falou diretamente aos esportistas, técnicos e dirigentes presentes. “Queria agradecer o empenho e a dedicação de todos que estão aqui. Vocês vão estar juntos com a torcida brasileira. Que esse desafio seja extremamente positivo, que mexa com vocês com muito orgulho, com muita vontade, muita emoção. Vocês estarão realizando o sonho de mais de 200 milhões de brasileiros”, disse.

Os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 também foram homenageados na cerimônia.  Adriana Aparecida, que herdou o primeiro lugar na maratona na competição disputada no Canadá depois que a peruana Gladys Tejeda foi pega no doping, emocionou-se ao receber a medalha de ouro.

( Foto: Ivo Lima/ME)( Foto: Ivo Lima/ME)

Guga emociona a plateia
Emoção também não faltou na entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva que, neste ano, foi para Gustavo Kuerten. Guga comemorou, em 2015, quinze anos do histórico primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, alcançado com a vitória sobre o norte-americano André Agassi na final do Masters Cup em 3 de dezembro de 2000, em Lisboa. A homenagem é dada a atletas que já encerraram a carreira e que perpetuam os valores éticos, esportivos e morais.

Guga fez os convidados vibrarem com um discurso de amor ao esporte, esperança e coragem. “Vendo vocês aqui, conhecendo um pouco mais da história de alguns e todas as conquistas, hoje é o dia de 2015 em que eu sinto mais orgulho de ser brasileiro. Acho que esporte tem essa capacidade de envolver a gente, de apaixonar. Cresci sonhando em participar das Olimpíadas. Cheguei até lá, vivi esse sonho, e me considero um campeão olímpico por ter ido até lá defender meu país”, disse, relembrando suas participações nos Jogos de Sydney 2000 e Atenas 2004.

Com lágrimas nos olhos e com a plateia já de pé, ele continuou. “As Olimpíadas já estão na esquina. Nós vamos viver esse sonho. Acho que dos meus três títulos em Roland Garros, um e meio ou dois foram a torcida que ganhou. A gente se sente mais confiante. O esporte para o brasileiro tem que ser além do resultado. O esporte serve para a vida. O esporte é educação, é disciplina”, ressaltou o tricampeão de Roland Garros.

Atleta da Torcida
O público escolheu o nadador Thiago Pereira para o prêmio Atleta da Torcida. Ele superou Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Alison e Bruno (vôlei de praia), Marcelo Melo (tênis), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Erika Miranda (judô), Fabiana Murer (atletismo) e Yane Marques (pentatlo moderno) em votação realizada pela internet. Para concorrer ao “Atleta da Torcida”, o COB selecionou atletas ou duplas que se destacaram durante a temporada, marcando o esporte brasileiro em 2015.

(Foto: Ivo Lima/ME)(Foto: Ivo Lima/ME)


Outras premiações
Na cerimônia, foram entregues ainda os troféus para os melhores técnicos do ano. Para modalidades coletivas, o COB indicou o croata Ratko Rudic, da Seleção Brasileira masculina de polo aquático, e Leandro "Brachola" Andreão, técnico da dupla Alison e Bruno, do vôlei de praia, que foi o escolhido para a categoria individual/duplas.

Rudic é o técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial. Ele tem seis medalhas olímpicas, sendo uma como jogador e cinco como treinador.  Em 2015, o polo aquático brasileiro ficou em terceiro lugar na Super Final da Liga Mundial e faturou a prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Já Brachola foi fundamental na campanha de Alison e Bruno Schmidt, em foram campeões mundiais de 2015, venceram outras quatro etapas do Circuito Mundial e ainda garantiram vaga para os Jogos Rio 2016.

“Sou suspeito para falar dele. É meu técnico desde o começo, é um perfeccionista de carteirinha. É amigo que tenho fora das quadras e é muito importante na minha carreira. Para mim (o prêmio) não é novidade”, disse Bruno Schmidt, sobre Brachola. “O nosso trabalho é de uma equipe, estou muito feliz com meus atletas, que têm sido realmente espetaculares. Obrigado”, agradeceu Leandro Andreão ao receber o troféu.

Já o croata Ratko Rudic esbanjou bom humor em seu agradecimento. “Eu falo ‘malíssimo’ o português, mas queria agradecer a comunidade olímpica brasileira por este prestigioso prêmio. É um reconhecimento, em primeiro lugar, para os jogadores e, em segundo, para meu staff técnico, que me ajudou. E também sem estrutura não poderíamos realizar tudo isso. Esse prêmio eu vejo como uma motivação para todos nós. Somos todos Time Brasil”, destacou.

Os melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude 2015 também foram homenageados: Stephany Gonçalves, da ginástica rítmica, e Paulo de Oliveira, do atletismo, foram os premiados na etapa de 15 a 17 anos. Amanda Kunkel, do ciclismo, e Leonardo Santana, do judô, levaram o prêmio na etapa 12 a 14 anos.


Lista dos melhores de cada modalidade em 2015:

» Atletismo: Fabiana Murer
» Badminton: Lohaynny Vicente
» Basquete: Leandro Barbosa
» Boliche: Marcelo Suartz
» Boxe: Robson Conceição
» Canoagem Slalom: Ana Sátila Vargas
» Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
» Ciclismo BMX: Renato Rezende
» Ciclismo Estrada: Flavia Paparella
» Ciclismo Mountain Bike: Henrique Avancini
» Ciclismo Pista: Kacio Freitas
» Desportos na Neve: Michel Macedo
» Desportos no Gelo: Edson Bindilatti
» Esgrima: Renzo Agresta
» Esqui Aquático: Marcelo Giardi
» Futebol: Lucas Lima
» Ginástica Artística: Arthur Zanetti
» Ginástica de Trampolim: Camilla Gomes
» Ginástica Rítmica: Natália Gáudio
» Golfe: Lucas Yu Shin Lee
» Handebol: Ana Paula Rodrigues
» Hipismo Adestramento: João Victor Oliva
» Hipismo CCE: Ruy Leme
» Hipismo Saltos: Pedro Veniss
» Hóquei sobre Grama: André Luiz Couto
» Judô: Érika Miranda
» Karatê: Valéria Kumizaki
» Levantamento de Peso: Fernando Reis
» Lutas: Aline Ferreira da Silva
» Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha
» Natação: Thiago Pereira
» Nado Sincronizado: Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
» Patinação Artística: Marcel Stürmer
» Pentatlo Moderno: Yane Marques
» Polo Aquático: Felipe Perrone
» Remo: Fabiana Beltrame
» Rugby: Paula Ishibashi
» Saltos Ornamentais: Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
» Softbol: Martha Murazawa
» Squash: Giovanna Veiga de Almeida
» Taekwondo: Iris Silva Tang Sing
» Tênis: Marcelo Melo
» Tênis de Mesa: Hugo Calderano
» Tiro com Arco: Marcus Vinicius D’Almeida
» Tiro Esportivo: Cassio Rippel
» Triatlo: Manoel Messias
» Vela: Martine Grael e Kahena Kunze
» Vôlei de Praia: Alison Cerutti e Bruno Schmidt
» Voleibol: Sérgio Dutra dos Santos

Carol Delmazo e Mateus Baeta - brasil2016.gov.br, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla