Ministério do Esporte Segundo Tempo atende 24.700 alunos em escolas municipais de Belo Horizonte
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Segundo Tempo atende 24.700 alunos em escolas municipais de Belo Horizonte

O maior programa esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer de Belo Horizonte - o Segundo Tempo (PST) – faz parte de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura da capital, e foi inserido nas escolas da rede municipal de ensino desde 2008. Atualmente, o programa atende cerca de 24.700 estudantes, de 6 a 17 anos, no contraturno escolar, com atividades de esporte e cultura, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

O Segundo Tempo trabalha com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, explorar seus limites, aumentar suas potencialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, cooperação mútua e respeito pelo coletivo. Os alunos podem optar pelas modalidades de basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, ginástica (rítmica, artística e olímpica) atletismo, capoeira, lutas e esporte de raquete.

Segundo a coordenadora-geral do PST em Belo Horizonte, Consuelo Silva Costa, a proposta do programa é diferente e trabalha cem por cento dentro das escolas, aproveitando os espaços físicos, e em alguns locais as estruturas de praças, clubes, academias, centros esportivos, sempre dentro das comunidades de suas regionais. Em 2013, o Segundo Tempo estava em 66 instituições de ensino, mas com a avaliação positiva do governo foi ampliado e hoje alcança 172 escolas, com 247 núcleos, cada um com cem alunos.

Estudantes na faixa etária de 6 a 10 anos, no estágio inicial, passam pela iniciação esportiva universal que tem como principal eixo a formação e o desenvolvimento completo do aluno aprendiz no que se refere aos fundamentos necessários à prática do esporte. Os métodos usados na prática das atividades agregam os principais componentes técnicos e psicológicos de cada esporte, de modo que o aluno aprendiz tenha as mais variadas possibilidades de prática desportiva, desenvolvendo dessa forma as capacidades motora e cognitiva de maneira mais completa, sem que haja especialização esportiva precoce.  

O programa oferece modalidades esportivas de caráter educacional e diversifica novas práticas corporais para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, em conformidade com a cultura escolar, demanda local e os preceitos das fases de desenvolvimento esportivo. Cada turma pratica quatro horas semanais de atividades, seguindo sempre as diretrizes do Segundo Tempo - Escola Integrada.

Uma parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) permitiu a entrada de modalidades olímpicas.  Por último, as modalidades badminton, sorvebol, hóquei na grama, rugby, tênis, natação, também fazem parte do programa.

“Esse trabalho, além de incentivar a prática esportiva coloca cada vez mais pessoas no mundo do esporte, mostrando os benefícios gerais e o desenvolvimento pleno do aluno, considerando todos os aspectos educacionais”, afirmou o coordenador pedagógico, Carlos Henrique Trindade. Para ele, a contratação e atuação desses profissionais, é um dos grandes diferenciais no programa Segundo Tempo, pois além de qualificar possibilita também o estabelecimento de um nível qualitativo diferenciado principalmente no aspecto formativo dos alunos.

Nos dias 26 e 27 de novembro, deste ano, os professores e monitores participaram de um curso de capacitação, que qualificou 240 pessoas, sendo um coordenador-geral, um coordenador pedagógico, 12 coordenadores setoriais e mais de 220 coordenadores de núcleo, além da contratação de 90 professores que vão atuar no programa. A qualificação das atividades esportivas educacionais propostas foi um dos fatores que contribuiu para o progresso e ampliação do Segundo Tempo.

Com o novo modelo integrado, o Segundo Tempo assumiu papel fundamental ao se estabelecer como política de esporte educacional. O projeto sempre trabalha para instituir propostas que qualifiquem devidamente as ações de esportes no âmbito do ensino de tempo integral, buscando a reconstrução de um novo modelo de esporte educacional com base na nova realidade das políticas educacionais executadas no país.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esporte de Belo Horizonte em parceria com o Ministério do Esporte, além de beneficiar muitas crianças e adolescentes serve de modelo para outros países. Professores do programa ao participarem de um simpósio em Costa Rica receberam um prêmio pelo trabalho, que além de democratizar o esporte, melhora a qualidade de vida e forma cidadãos comprometidos com o futuro. A vigência da parceria segue até 10 de novembro do próximo ano, podendo ser prorrogada.

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
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