Ministério do Esporte No judô, Maria Suelen Altheman é campeã do Grand Prix de Dusseldorf
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No judô, Maria Suelen Altheman é campeã do Grand Prix de Dusseldorf

Maria Suelen Altheman, em Dusseldorf, na Alemanha, ao lado das rivais chinesas. Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty ImagesMaria Suelen Altheman, em Dusseldorf, na Alemanha, ao lado das rivais chinesas. Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
 
Em um domingo (21.02) perfeito, a peso-pesado brasileira Maria Suelen Altheman subiu ao lugar mais alto do pódio no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha. Para alcançar seu primeiro ouro no ano olímpico, a judoca não tomou conhecimento das "muralhas chinesas" Sisi Ma, na semifinal, e Song Yu, na final, derrotando ambas por ippon. Essas vitórias maiúsculas sobre as atuais líderes do ranking mundial garantiram mais 300 pontos para a brasileira na corrida olímpica.
 
O caminho de Maria Suelen começou com duas vitórias em sequência por ippon contra a mongol Javzmaa Odkhuu e a alemã Jasmin Kuelbs. Nas quartas de final, a brasileira conseguiu um yuko contra Lucie Kanning, da França, e avançou às semifinais, para um combate duro contra a vice-líder do ranking mundial, Sisi Ma. Num contra-golpe, a brasileira conseguiu o ippon e garantiu vaga na final, sua primeira desde que retornou de lesão sofrida na final do Mundial de 2014. Na decisão diante de Song Yu, a atual campeã mundial, Suelen conseguiu a queda, completou com uma transição impecável para o solo e imobilizou a chinesa até o ippon.  
 
Além dela, outros três brasileiros lutaram no domingo, mas não chegaram às disputas por medalha. Tiago Camilo (90kg) venceu a primeira luta por ippon contra Dmitri Gerasimenko, da Sérvia, mas não passou pelo mongol Altanbagana Gantulga e se despediu da competição nas oitavas de final.
 
Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (100kg) também não passaram das oitavas. O meio-pesado venceu Grigori Minaskim, da Estônia, mas não conseguiu superar o russo Adlan Bisultanov. Baby foi melhor que Yerzhan Shynkeyev, do Cazaquistão, mas foi derrotado pelo cubano Alex Garcia Mendoza por apenas uma punição.
 
A próxima competição da Seleção Brasileira de judô será o Aberto Pan-Americano de Lima, no Peru, nos dias 5 e 6 de março.
 
Fonte: CBJ
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla