Ministério do Esporte Brasil "compartilha" tocha olímpica em Cerimônia de União das Américas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil "compartilha" tocha olímpica em Cerimônia de União das Américas

Foto: Ivo Lima/MEFoto: Ivo Lima/ME
 
No mesmo dia em que o Brasil deu início à versão nacional do Revezamento da Tocha, os 41 países integrantes da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) tiveram um aperitivo da festa numa solenidade no Quartel-General do Exército, em Brasília, na noite desta terça-feira (3.05).
 
A Cerimônia de União das Américas veio de uma ideia da presidenta Dilma Rousseff aceita pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Representantes dos 41 membros da Odepa receberam, cada um, uma tocha. Tal como no Palácio do Planalto pela manhã, foi acendida uma pira para representar o fogo olímpico no QG do Exército.
 
Além da presidenta Dilma, o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, foi um dos anfitriões do evento, ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, e do ministro-chefe do gabinete presidencial, Jaques Wagner. Também esteve presente o presidente da Odepa, Julio Maglione.
 
Foto: Ivo Lima/MEFoto: Ivo Lima/ME
 
Dilma Rousseff ressaltou o espírito de integração da cerimônia e exaltou a importância da chama olímpica neste dia que considerou histórico. "É uma página importante da história do Brasil, na qual participamos desta construção coletiva. Temos orgulho imenso das Olimpíadas, e nos próximos 94 dias iremos transformar os Jogos num fenômeno coletivo para a participação de todos no País", afirmou, ao mencionar o revezamento da tocha.
 
Nuzman agradeceu o apoio do governo federal para a realização dos Jogos Rio 2016 e disse estar feliz por dividir o espírito olímpico com representantes do continente americano. Ele contribuiu com tochas oficiais, as mesmas conduzidas no revezamento desde a Grécia até o Brasil.
 
Confira o vídeo sobre o Revezamento da Tocha em Brasília: 

 

Brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla