Ministério do Esporte Começam aulas teóricas para 455 jovens que vão trabalhar como aprendizes nas Olimpíadas e Paraolimpíadas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começam aulas teóricas para 455 jovens que vão trabalhar como aprendizes nas Olimpíadas e Paraolimpíadas

 
Nesta segunda-feira (09.05), será ministrada, na cidade do Rio de Janeiro, a aula magna que dará início ao processo de formação teórica de 455 jovens que trabalharão como aprendizes na organização de eventos esportivos durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016. Eles serão os primeiros beneficiados pelo decreto publicado essa semana no Diário Oficial da União (DOU), que permite às empresas que não têm condições, por não disporem de local adequado aos jovens, fazer a contratação desses meninos e meninas e os liberarem para cumprir as aulas práticas em outro lugar.
 
O Projeto Jovem Aprendiz do Desporto (Jade) visa à formação e à capacitação de jovens e pessoas com deficiência para desempenharem atividades como auxiliares de práticas e administração esportivas, além de organizadores de eventos para atuar nessa área: clubes, vilas olímpicas, academias e todo local em que se promova atividades esportivas. A ação já é realizada em São Paulo e no Distrito Federal, com turmas-piloto, onde eles atuam como auxiliares em aulas de prática esportiva, campeonatos e eventos sociais. Com a nova turma aberta no Rio, mais um estado passa a ser beneficiado. 
 
A iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), que já envolvia aprendizes que trabalhavam em bancos de todo o país, passa a incorporar a área esportiva, por meio da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). A parceria com o Ministério do Esporte propiciará o acesso a oportunidades de trabalho, qualificação e formação profissional no esporte, de forma praticamente simultânea, a jovens de todo o Brasil.  A mudança irá permitir que mais deles possam exercer o aprendizado, garantindo a agenda escolar e o tempo de profissionalização.
 
De acordo com o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Célio René, o programa oferece aos jovens uma qualificação ampla tanto profissional como esportiva. “O Jade é importante por vários aspectos, um deles é que oferecemos aos jovens a oportunidade de qualificação profissional e a capacitação maior para que eles possam entrar no mercado de trabalho nas áreas esportivas. Além disso, os jovens vão está participando de um dos maiores eventos esportivos do mundo, um misto de emoção, capacitação e aprendizado”, completou. 
 
Para o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto, a medida vai beneficiar diretamente aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho, com qualificação profissional e sem atrapalhar o horário escolar. “O que nós queremos com essa mudança é permitir que mais jovens possam exercer o aprendizado, garantindo tempo de escola e tempo de profissionalização”, disse o ministro. 
 
A coordenadora de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Ana Alencastro, afirma que a "intenção é firmar convênios com estados e municípios para a contratação de aprendizes do desporto em academias públicas e áreas de lazer. “O nosso objetivo é expandir o projeto para os demais estados até 2018.”
 
A turma que começa nesta segunda, no Rio de Janeiro, terá 400 horas de aulas teóricas, no turno inverso ao da escola, divididas em duas etapas. A primeira terá início dia 9 de maio e vai até 30 de junho, quando serão interrompidas por causa dos Jogos Rio 2016. Os alunos retornarão para a sala de aula após as Paraolimpíadas, no fim de setembro, e concluirão o curso em 21 de dezembro.
 
 
Erica Asano 
Ascom - Ministério do Esporte 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla