Ministério do Esporte Bode Gaiato participa da festa do Revezamento da Tocha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bode Gaiato participa da festa do Revezamento da Tocha

À primeira vista, o pernambucano Breno Melo, de 22 anos, não dá sinais de ser uma celebridade da internet. Sorriso tímido, topete esticado à base de gel, ele não usa a própria imagem nas redes sociais, mas assume o alter ego de um animal bem nordestino: o bode. Nesta segunda-feira (30.05), o criador do personagem Bode Gaiato foi um dos condutores da tocha olímpica, durante o revezamento realizado em Caruaru, cidade localizada no agreste pernambucano.

Há quatro anos, Breno vivia a rotina de um adolescente normal. Estudava Engenharia Elétrica em Campina Grande, na Paraíba, e explorava a veia humorística apenas entre as pessoas mais próximas. Até que um dia decidiu compartilhar piadas com os amigos e criou um grupo de personagens inusitados, uma família de bodes com comportamento típico dos humanos.

Breno cria tirinhas de um bode que faz piadas regionais. (Foto: Ivo Lima/ brasil2016.gov.br)Breno cria tirinhas de um bode que faz piadas regionais. (Foto: Ivo Lima/ brasil2016.gov.br)

A primeira postagem a agradar em cheio a audiência foi uma piada feita com a linguagem e o humor típicos da região. Em um diálogo, um dos personagens dizia ao outro: "Quer frescar, fresque, mas não fique frescando não". No primeiro dia, foram dois mil novos fãs.

As postagens seguintes viralizaram, uma legião de internautas passou a compartilhar as aventuras do bode Junin, Mainha e companhia e, em cerca de três meses, a página já contabilizava mais de um milhão de seguidores. A partir daí, sua vida seguiu o script dos blogueiros de sucesso: vieram os posts publicitários, a notoriedade e a hora de tomar uma decisão: seus personagens seriam diversão ou trabalho?

» Conheça a página do Bode Gaiato no Facebook

Há três anos e meio, Melo trancou a faculdade e se dedica integralmente à manutenção da página. "Crio conteúdo, monitoro as postagens, respondo e-mails. Todo dia, a primeira coisa que faço quando acordo é olhar notícias. Uso o que está em alta para fazer sátiras", destaca. Hoje, ele contabiliza quase sete milhões de seguidores em três redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Suas postagens alcançam cerca de 20 milhões de internautas por semana.

Celebridade
Enquanto esperava sua vez de conduzir a chama em Caruaru, Breno aproveitava o tratamento de celebridade. Posava para fotos e respondia a perguntas sem parar. Ansioso, dizia a todo momento que nem sequer esperava um dia participar de um ritual olímpico e não escondia o orgulho em viver a experiência na cidade que adotou para viver. "Caruaru é uma das cidades que melhor representa a cultura nordestina e o bode tem tudo a ver com o Nordeste", comparou.

Quando o ônibus que distribui os condutores chegou ao ponto onde Breno faria sua participação na festa, encontrou uma multidão à espera dele. Cercado, ele pulava sem parar, vibrava, balançava a tocha, sem conter a ansiedade. Quando chegou a sua vez de conduzir a chama, Breno improvisou uma dança desajeitada, enquanto os espectadores o saudavam aos gritos: "Bodinho! Bodinho!". Se o próprio Junim, protagonista de suas cômicas tirinhas, assistisse à cena, certamente diria: "Armaria, mainha, tô feliz demais!"

Mariana Moreira, de Caruaru (PE) - brasil2016.gov.br

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla