Ministério do Esporte Tocha surfa na praia de Porto de Galinhas, um dos principais pontos turísticos do Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tocha surfa na praia de Porto de Galinhas, um dos principais pontos turísticos do Brasil

Quem visita os paradisíacos pontos turísticos de Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, encontra por lá uma gama de programas para desfrutar das belezas da região. É possível ir de jangada às piscinas naturais, andar de jet ski pelo litoral, surfar nas ondas da praia de Maracaípe ou ver de perto cavalos marinhos em um passeio pelo mangue.

No embalo de um dos maiores destinos de viagens do Brasil, a tocha olímpica passou, nesta quarta-feira (01.06), pelo município de Ipojuca. A chama dos Jogos Rio 2016 andou de bugue, surfou e fez passeio de turista, mostrando ao resto do país o que a cidade tem de melhor.

Pôr do sol em Porto de Galinhas. (Foto: Ivo Lima/ME)Pôr do sol em Porto de Galinhas. (Foto: Ivo Lima/ME)

Sobre as águas cristalinas e sob um céu azulado de poucas nuvens e sol quente, a tocha abriu o dia na praia de Porto de Galinhas. O primeiro condutor foi Jonas Albino, de 37 anos. Paraplégico, o então mestre de obras trabalhava como perfurador de poços. Um coqueiro caiu sobre ele e o operário perdeu o movimento das pernas.

Depois disso, passou 59 dias internado, entrou em depressão, mas descobriu a organização não governamental Rodas da Liberdade, dedicada à orientação, assistência e reinserção de pessoas com deficiência. Com isso, deu novo curso à vida. Voltou a estudar e tornou-se voluntário da instituição. “Estou emocionado com a condução da chama, faz valer a pena o sacrifício do dia a dia. Superação é tudo”, reforçou Jonas Albino.

Nércio Antônio de Oliveira Filho, 25 anos, não estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas será sob o seu feito de campeão mundial de futevôlei que o atleta se apresentará na arena do vôlei, de 24 a 28 de agosto, no Rio de Janeiro. A disputa servirá como evento demonstrativo na tentativa de incluir o futevôlei no programa das modalidades olímpicas. “Sinto muita gratidão por ser escolhido entre tantos atletas de ponta no país para conduzir a tocha na minha cidade”, comemora.

Passeio no mangue
Logo que a comunidade se aglomerou em frente às piscinas naturais de Porto de Galinhas, a professora Luciana Candiani, 46 anos, já organizava um grande grupo de alunos. Vestidas com roupas típicas da região, as crianças ensaiavam passos da coreografia de xaxado, dança enraizada na cultura do Nordeste e muito presente na cidade. “A tocha olímpica ensina valores humanos, de cidadania e mostra exemplos do que o esporte pode fazer com as crianças de Ipojuca”, defendia Luciana.

A pernambucana Atalanta Batista: felicidade por ter sido uma das escolhidas para carregar a tocha em Porto de Galinhas. (Foto: Ivo Lima/ME)A pernambucana Atalanta Batista: felicidade por ter sido uma das escolhidas para carregar a tocha em Porto de Galinhas. (Foto: Ivo Lima/ME)Um dos exemplos é Atalanta Batista, 25 anos. Nascida em Maracaípe, a surfista começou a pegar onda com uma pranchinha de isopor, na companhia do irmão, o também surfista Halley Batista. A atleta descobriu a versatilidade da categoria longboard e já colheu resultados: é tetracampeã brasileira, bicampeã sul-americana e hoje ocupa o quinto lugar do ranking mundial. Assim como Carlos Burle, Atalanta espera que o surfe integre, o quanto antes, o rol dos esportes olímpicos.

Vaidosa, Atalanta reuniu um grupo de amigas para ajudá-la a se arrumar para seu momento tão especial de condutora. “Uma delas confeccionou uma coroa de flores, a outra deu uma mão na maquiagem e uma terceira está fazendo as fotos. Estou muito feliz”, disse, entre sorrisos.

O zelo com a imagem tinha razão de ser. Afinal, a surfista conduziu o fogo olímpico em um dos pontos de maior visibilidade, o Pontal de Maracaípe, local em que o mar azul turquesa encontra as águas escuras do rio que dá nome ao lugar. Durante cerca de 20 minutos, ela navegou pelo mangue da região, carregando a chama olímpica, enquanto posava para fotos e admirava a paisagem, emoldurada por coqueiros, água fresca e sol constante. No barco ao lado, sua legião de amigos animava o passeio com cantoria e chocalhos de maracatu.

Redes Sociais
Se os atletas atraíam a atenção dos admiradores do esporte de praia, foi sob a tietagem de adolescentes e de pais de adolescentes que a youtuber Maju Trindade, 17 anos, recebeu a chama de Carlos Burle e percorreu a praia de Maracaípe. Com 2,9 milhões de seguidores no Instagram; 1,3 milhão no YouTube; 2,1 milhões no Twitter e 700 mil no Facebook, a estudante fez pose e manteve ligado seus seguidores que disparam milhares de curtidas a cada imagem ou vídeo postado. “Fiquei com medo de cair e de queimar o meu cabelo com a chama, mas foi tudo muito lindo e emocionante”, brincou Maju, ao falar sobre sua performance na areia.

Jonas Albino: passeio com a tocha em uma paisagem marcada por águas cristalinas e um céu azulado. (Foto: Ivo Lima/ME)Jonas Albino: passeio com a tocha em uma paisagem marcada por águas cristalinas e um céu azulado. (Foto: Ivo Lima/ME)

Economia
Porto de Galinhas recebe, anualmente, 1,26 milhão turistas, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo no ano passado. Hoje, de acordo com o governo federal, o destino tem mais leitos do que Recife: são 14 mil camas, entre hoteis, pousadas, albergues, flats e afins, contra 13 mil na capital pernambucana. “A partir do ano que vem, aumentaremos ainda mais essa distância, pois temos hotéis na iminência de abrir as portas, que ofertarão mais dois mil leitos”, explica Rui Xavier, secretário de Turismo de Ipojuca.

Depois de um dia de praia no litoral, a tocha encerrará sua passagem por Pernambuco, após cruzar os municípios de Goiana e Igarassu. Amanhã (2.6), a chama olímpica entra em território paraibano e excursiona por Pedras de Fogo e Itabaiana, antes de pernoitar em Campina Grande.

Investimentos
Pernambuco contará com uma rede de 16 Centros de Iniciação ao Esporte. Isso representa um investimento, por meio do Ministério do Esporte, na casa de R$ 58,4 milhões. Há dois convênios recentes voltados para a oferta de pistas de atletismo. Um prevê a construção de uma pista em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o outro revitalizou a pista do Centro Esportivo Santos Dumont.

Outro equipamento reformado com a ajuda do Estado foi o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, que recebeu R$ 20 milhões do governo federal para a melhoria das instalações.

Hédio Ferreira Júnior e Mariana Moreira, de Ipojuca (Porto de Galinhas - PE)

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla