Ministério do Esporte Voleibol define grupos para a disputa masculina nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Voleibol define grupos para a disputa masculina nos Jogos Olímpicos Rio 2016

A exatos dois meses da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, as seleções masculinas de voleibol já sabem quais serão os primeiros desafios na briga pelo ouro olímpico. Com a confirmação neste domingo (5.6) das últimas quatro vagas que faltavam ser definidas –  conquistadas por Irã, Canadá, França e México –, as seleções foram alocadas de acordo com suas posições no ranking mundial.
 
O Grupo A, do país-sede, reservou pedreiras para o Brasil. O time de Bernardinho, atual vice-campeão Olímpico, encara a Itália, os Estados Unidos, o Canadá, a França e o México na primeira fase.
 
Brasil e Rússia: agora em grupos apostos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, os dois times protagonizaram a grande final da última edição olímpica, em Londres 2012. Foto: Getty ImagesBrasil e Rússia: agora em grupos apostos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, os dois times protagonizaram a grande final da última edição olímpica, em Londres 2012. Foto: Getty Images
 
No grupo B, as principais forças são Polônia, atual campeã mundial, e Rússia, atual campeã olímpica. Argentina, Irã, Cuba e Egito completam a chave. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final e a partir daí se enfrentam em partidas únicas de mata-mata até a grande decisão.
 
Disputa acirrada
O torneio de voleibol tem início com pelo menos seis candidatos ao ouro olímpico. A França chega com moral para a disputa no Rio. A seleção conquistou o primeiro título de grande porte da sua história na Liga Mundial de 2015, competição que deu início à série de eventos-teste para os Jogos Rio 2016, disputada no Maracanãzinho.
 
A Polônia, campeã mundial, e os dois últimos campeões olímpicos – Rússia, ouro em Londres 2012, e Estados Unidos, ouro em Pequim 2008 – também chegam como fortes candidatos ao ouro no Brasil. A tradicional Itália segue em busca de seu primeiro título olímpico. Já o experiente Brasil, com grupo renovado, conta com o apoio da torcida para superar os adversários.
 
O técnico Bernardinho: Grupo renovado e torcida como aliada nas arquibancadas. Foto: Getty ImagesO técnico Bernardinho: Grupo renovado e torcida como aliada nas arquibancadas. Foto: Getty Images
 
O torneio olímpico de voleibol começa no dia 6 de agosto e prossegue até o último dia dos Jogos Olímpicos, em 21 de agosto. Todas as partidas serão disputadas no no Maracanãzinho. Os grupos femininos também já estão definidos: o grupo A tem Brasil, Rússia, Japão, Coreia, Argentina e Camarões. No grupo B estão Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.
 
Prévia Olímpica
Antes dos Jogos Olímpicos, as equipes masculinas ainda estarão em quadra para disputar a Liga Mundial, entre 16 de junho e 17 de julho, e que terá as finais em Cracóvia, na Polônia.
 
A Seleção Brasileira inicia a Liga Mundial na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, uma das sedes do Rio 2016. Entre os dias 16 e 19 de junho, o Brasil enfrenta o Irã, a Argentina e os Estados Unidos – todos os três classificados para os Jogos Olímpicos.
 
Fonte: Rio 2016
Ascom - Ministério do Esporte 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla