Ministério do Esporte ABCD confirma resultado analítico adverso em amostra da nadadora Etiene Medeiros
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD confirma resultado analítico adverso em amostra da nadadora Etiene Medeiros

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), por meio de nota, confirmou que a nadadora pernambucana Etiene Medeiros testou positivo para a substância Fenoterol, que faz parte da Lista de Substâncias Proibidas da Agência Mundial Antidopagem (Wada na sigla em inglês ou AMA, na sigla em português).
 
Etiene, principal nome da natação feminina do Brasil na atualidade e única atleta do país na modalidade a ter conquistado um ouro em um Campeonato Mundial (em 2014, em piscina curta) e em Jogos Pan-Americanos (em Toronto 2015), tem índice para os Jogos Olímpicos Rio 2016 para as provas dos 50m livre, 100m livre e 100m costas e também estava cotada para nadar os revezamentos 4 x 100m livre e medley nas Olimpíadas. Agora, ela dependerá do desfecho do caso para confirmar sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Confira a íntegra da nota da ABCD:
 
“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD informa que o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem – LBCD, credenciado pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA, com sede no Rio de Janeiro, identificou na amostra de urina A da atleta Etiene Medeiros (SP), coletada no dia 8 de maio de 2016, na cidade de São Paulo, SP, durante controle Fora-de-Competição realizado pela ABCD, a presença da substância Fenoterol, que faz parte da Lista de Substâncias Proibidas da WADA-AMA.
 
Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/FINA, após a verificação da inexistência de AUT – Autorização de Uso Terapêutico válida, a atleta foi comunicada pela ABCD em 2 de junho de 2016 do resultado analítico adverso na amostra A de sua urina, coletada conforme acima.
 
A atleta, em 3 de junho de 2016, solicitou a abertura da amostra B de sua urina. Em 3 de junho de 2016, a atleta colocou-se em suspensão voluntária. Ocorreu em 14 de junho de 2016, no LBCD, a abertura da amostra B, com resultado que confirma a presença da substância proibida detectada na amostra A da urina da atleta. Considerando-se este resultado configurou-se o resultado positivo da atleta em controle de dopagem.
 
Assim, no dia 15 de junho de 2016 a ABCD comunicou a CBDA de todos os fatos para que a Confederação dê início aos procedimentos disciplinares.”
 
O Ministério do Esporte informa que a Bolsa Pódio da atleta foi suspensa assim que o Ministério tomou conhecimento do caso. A suspensão vai até o julgamento final da questão. Caso seja absolvida, receberá os valores pagos retroativamente. Se condenada, o benefício será cancelado.
 
 
Fonte: ABCD 
Ascom - Ministério do Esporte 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla