Ministério do Esporte Secretário Luiz Celso Giacomini participa do Prêmio Sou do Esporte no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário Luiz Celso Giacomini participa do Prêmio Sou do Esporte no Rio de Janeiro

O secretário Nacional de Esporte de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Luiz Celso Giacomini, participou, na noite desta quarta-feira (21.11), do IV Prêmio Sou do Esporte, promovido no Rio de Janeiro. O evento homenageou as confederações brasileiras de acordo com indicadores de governança.

Durante a cerimônia, Giacomini destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Ministério do Esporte no quesito governança nas entidades de administração do desporto. “Hoje existe uma normativa clara e precisa em relação à atuação das confederações e dos comitês e isso valoriza muito a transparência do esporte”, afirmou o secretário.

“Esse evento, especificamente, confirma todos esses acertos que o Ministério tem feito e trabalha nessa vertente apoiado pelo Projeto Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná. Acredito que essa somatória de esforços vai levar que a gestão e a governança do esporte brasileiro cada vez se qualifique mais”, concluiu Giacomini.

Foto: Divulgação/MEFoto: Divulgação/ME

A presidente da Sou do Esporte, Fabiana Bentes, afirmou que a ideia é reconhecer os bons exemplos do esporte, seja nos atletas, nos dirigentes ou nos grandes ídolos do esporte brasileiro. “Precisamos criar o esporte como modelo de construção positiva e não simplesmente atacar o que está ruim. E este é o intuito da Sou do Esporte, para que as pessoas conheçam os bons exemplos”, disse.

Jens Andersen, fundador da entidade Play the Game, destacou o combate contra a corrupção no esporte, considerado tabu nas organizações há anos, pode ser combatida com boas práticas de governança.

Luiz Felipe Barros, da Sou do Esporte, apontou que houve melhora nos indicadores das entidades nacionais nos últimos quatro anos, de acordo com os 156 itens analisados. A edição do evento homenageou a tenista Maria Esther Bueno, que foi agraciada com o prêmio in memoriam, além de premiar atletas e personalidades do esporte.

No prêmio de governança, a melhor entidade de acordo com os indicadores analisados pela Sou do Esporte foi a Confederação Brasileiro de Vela. Entre as cinco primeiras ficaram Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Confederação Brasileira de Atletismo, Confederação Brasileira de Voleibol e Confederação Brasileira de Rugby.

Yane Marques, medalhista olímpica do pentatlo moderno nos Jogos de Londres 2012, atual secretária Executiva de Esporte da Prefeitura de Recife e uma das homenageadas do evento, afirmou que o Prêmio Sou do Esporte é um evento que provoca e estimula os gestores. “Precisamos acreditar em transparência, ética, boa governança e que as coisas caminhem na gestão do esporte de acordo com os valores olímpicos que aprendemos quando atletas, de ser correto e honesto, de fazer as coisas que sejam para o bem do esporte. Por isso temos que valorizar as entidades que trabalham e se esforçam para isso”, disse.

Confira as entidades premiadas na noite:

Prêmio Esporte Solidário

Projeto Tênis Lagoa 

Fundo de Desenvolvimento de Tênis no Brasil (Fundetennis)

Prêmio atleta de valor

Coragem: Priscila Cachoeira (MMA)

Superação: Verônica Hipólito (Atletismo Paralímpico)

Excelência: Yane Marques (pentatlo moderno)

Prêmio Atitude Positiva

Professor Fagner Passos

Prêmio Gestor do Ano

Sergio Barbosa Domenici (LNB)

 

Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla