Ministério do Esporte ABCD faz ação educativa para pilotos e chefes de equipe no Brasileiro de Endurance
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD faz ação educativa para pilotos e chefes de equipe no Brasileiro de Endurance

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou, na sexta-feira (24.05), no Autódromo Internacional de Goiânia, uma palestra educativa sobre a importância da antidopagem  a pilotos, médicos, chefes de equipe e dirigentes da Confederação Brasileira de Automobilismo que estavam na cidade para a prova Quatro Horas de Goiânia, equivalente à 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. 

Durante o bate-papo, um público estimado em 80 pessoas pôde conhecer melhor as violações mais comuns às regras do Código Mundial Antidopagem, conhecer o endereço para acessar a lista de substâncias proibidas e ter mais detalhes sobre a Autorização para Uso Terapêutico (AUT).

Coordenadora de Operações da ABCD, Maria Fernanda Carraca Frias explica aos pilotos detalhes de como funciona o sistema de controle de dopagem. Foto: ABCD Coordenadora de Operações da ABCD, Maria Fernanda Carraca Frias explica aos pilotos detalhes de como funciona o sistema de controle de dopagem. Foto: ABCD

Ministrada pela coordenadora de Operações da ABCD, Maria Fernanda Carraca Frias, a palestra esclareceu os riscos à saúde do uso de substâncias e métodos proibidos e enfatizou a importância do jogo limpo. “O intuito é sempre divulgar conhecimento e proteger o atleta que decide competir de forma limpo. Foi um bate-papo rápido para engajar esse público no combate à dopagem. A gente entende que o conhecimento precisa ser compartilhado não só com o atleta, mas por todos os responsáveis pelo desempenho dele”, afirmou Maria Fernanda.

A iniciativa faz parte de uma série de ações adotadas pela ABCD para fortalecer o combate à dopagem e ajudar na conscientização sobre o tema, além de educar atletas e todos os envolvidos em competições esportivas no Brasil. “Difundir conhecimento é sempre uma agenda positiva, e criar uma canal de comunicação com as modalidades é muito importante”, completou a coordenadora de operações da ABCD.

A competição

O Brasileiro de Endurance reúne mais de 30 supercarros de grandes marcas, como Ferrari, Lamborghini, Mercedes, Porsche, Ginetta e Audi, divididas em oito divisões. A categoria conta com pilotos experientes, como Tarso Marques (ex-Fórmula 1) e os bicampeões da Stock Car Daniel Serra e Ricardo Maurício, além de jovens promessas do automobilismo.

Na sexta (24.05) foram realizados os treinos livres, oficiais e classificatórios de todas as divisões. A largada das Quatro Horas de Goiânia foi às 14h de sábado (25.05). A prova marcou a primeira conquista da Ferrari 488 GT3 em autódromos brasileiros. A equipe Via Italia Racing/TMG Racing, com os pilotos Chico Longo e Daniel Serra, venceu o geral, e, consequentemente, a categoria GT3. O pódio foi completado pelo Protótipo Ginetta G57 (pilotado por Fabio Ebrahim, Wagner Ebrahim e Pedro Aguiar) e pela Mercedes-Benz AMG GT3 (guiada por Xandy Negrão e Xandinho Negrão). A próxima etapa está marcada para 15 de junho em Tarumã, no Rio Grande do Sul.

Ascom - Ministério da Cidadania 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla