Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Festival Paralímpico terá adaptações para promover atividades esportivas a crianças de todo Brasil
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 18 Setembro 2019 15:54
Setenta cidades brasileiras vão sediar neste sábado, 21.09, a segunda edição do Festival Paralímpico. O evento celebra o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro). Para comemorar a data, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promove a experimentação do esporte adaptado para crianças com e sem deficiência de todas as regiões do país. A expectativa é receber 11 mil crianças e mobilizar cerca de 15 mil pessoas.
A programação oferecerá três modalidades por sede, com duração de 3h - das 8h30 às 11h30. Poderão participar crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação em cada núcleo. Entre os esportes disponíveis estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Todos os materiais foram confeccionados pelos profissionais que trabalharão no evento. Nenhum equipamento esportivo oficial será utilizado. Na prática do goalball, por exemplo, professores envolveram as bolas com plástico para substituir os guizos e fazer barulho necessário à modalidade voltada para deficientes visuais. Já na bocha, as bolinhas foram elaboradas com meias.
"A proposta do festival é que os professores aprendam como adaptar as atividades, que entendam como é possível levar o esporte paralímpico para as escolas sem os equipamentos oficiais. Os coordenadores dos núcleos montaram o plano de atividades do Festival de acordo com as orientações que nós, do departamento de desporto escolar do CPB, passamos", disse Ramon Pereira, coordenador do desporto escolar do CPB.
Medalhistas no Parapan de Lima Phelipe Rodrigues (natação), Lucas Manoel (halterofilismo), Leomon Moreno (goalball), Tuany Barbosa (atletismo), Vitor Tavares (parabadminton), Joana Neves (natação) marcarão presença nos núcleos de suas cidades.
Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil crianças, em 48 núcleos. Só o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu 500 delas.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)