Ministério do Esporte Etapa final da 67ª edição dos JUBS tem início na Bahia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Etapa final da 67ª edição dos JUBS tem início na Bahia

O Centro Pan-Americano de Judô, um dos legados dos Jogos Rio 2016, erguido em Lauro de Freitas, município próximo a Salvador, na Bahia, foi palco, na noite desta segunda-feira (21.10), da cerimônia de abertura da etapa final da 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS.

Delegações de todos os estados e do Distrito Federal participaram da cerimônia de abertura da etapa final do 67º JUBS em Lauro de Freitas (BA). Foto: Luiz Roberto MagalhãesDelegações de todos os estados e do Distrito Federal participaram da cerimônia de abertura da etapa final do 67º JUBS em Lauro de Freitas (BA). Foto: Luiz Roberto Magalhães

A competição reúne cerca de 2.500 atletas de 199 instituições de ensino superior de todos os estados da Federação, além do Distrito Federal, que competirão em 13 modalidades até a próxima segunda-feira (28.10).

O secretário especial adjunto do Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Araújo, representou o Governo Federal na cerimônia de abertura, que contou com a presença, entre outras autoridades, da prefeitra de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do vice-governador do Estado da Bahia, João Leão. O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, foi o representante da instituição, já que o presidente da CBDU, Luciano Cabral, não pôde estar presente.

Quem também marcou presença e foi bastante aplaudida pelos atletas e todos os presentes ao ser anunciada foi a baiana Adriana Araújo. A boxeadora foi a única brasileira a ter subido ao pódio em Jogos Olímpicos, com o bronze na edição de Londres 2012, e, na última sexta-feira (18.10), sagrou-se, em São Paulo, campeã mundial da categoria super-leve (até 63,5kg) do Conselho Mundial de Boxe.

“Eu sou uma das embaixadoras do JUBS e fico muito feliz. É gratificante para mim poder ser exemplo para todos esses atletas. Eu comecei no esporte no colégio participando dos Jogos Escolares. Essas competições para mim foram um incentivo e eu sei o que elas representam para todos os que estão aqui. Então, desejo boa sorte a todos. Poder vivenciar esse momento é muito importante para mim”, afirmou Adriana Araújo.

O secretário Marco Aurélio Araújo fala aos atletas e deseja boa sorte a todos os participantes dos JUBS. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da CidadaniaO secretário Marco Aurélio Araújo fala aos atletas e deseja boa sorte a todos os participantes dos JUBS. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da Cidadania

"É nos universitários que estão calcados o futuro do nosso país e a melhoria da nossa sociedade como um todo”, ressaltou Marco Aurélio Araújo. “Representar a Secretaria Especial do Esporte e o Governo Federal em um evento desse porte é algo me deixa muito feliz. Todos os estados estão aqui representados por seus secretários, além do Distrito Federal, e o que vemos é a comunidade esportiva trabalhando por uma sociedade melhor e fazendo cada vez mais do esporte uma potente ferramenta de inclusão, desenvolvimento e cidadania”, continuou o secretário.

O juramento dos atletas foi feito pela baiana Priscila Santana dos Santos. Nascida em Salvador, ela é aluna de pós-graduação em saúde coletiva e competirá no futsal. “Para mim foi uma honra incrível poder representar todos os atletas com o juramento que fiz. Eu já disputei 10 edições do JUBS, mas com certeza essa será a mais especial de todas, pois é na minha casa”, disse, emocionada.

“É um prazer muito grande receber atletas de todo o país para o JUBS. Nós nos sentimos honrados por participar de uma solenidade como essa nesse megaempreendimento que é o Centro Pan-Americano de Judô, construído em Lauro de Freitas, que é a minha cidade natal”, afirmou o vice-governador João Leão.

Essa é a terceira vez que a Bahia recebe o JUBS. Entretanto, a última edição no estado havia sido realizada há 51 anos. A etapa final do JUBS 2019 terá competições de basquete, handebal, futsal, vôlei, judô, caratê, vôlei de praia, basquete 3 x 3, natação, jogos eletrônicos (futebol e League of Legends), cheerleading, além de competições acadêmicas.

De Lauro de Freitas, Luiz Roberto Magalhães – Ascom – Ministério da Cidadania

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla