Ministério do Esporte Programa Forças no Esporte é fortalecido com decreto presidencial
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Programa Forças no Esporte é fortalecido com decreto presidencial

Como uma das iniciativas da comemoração dos 300 dias de governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto que ampliou e fortaleceu o Programa Forças no Esporte (PROFESP). O ato proporciona perenidade ao PROFESP, permitindo atender cerca de 40 mil jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social por meio da ação integrada entre os Ministérios da Defesa, da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Anúncio foi feito durante a cerimônia dos 300 dias e diante de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Mundiais Militares de Wuhan, na China. Foto: Isac Nóbrega/PRAnúncio foi feito durante a cerimônia dos 300 dias e diante de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Mundiais Militares de Wuhan, na China. Foto: Isac Nóbrega/PR

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, destacou a abrangência do programa. “Eu incentivei muito esse projeto. Ele é efetivo e com resultados significativos. Por causa da grande capilaridade das Forças Armadas, que estão presentes no Brasil inteiro, o PROFESP foi levado inclusive para Fernando de Noronha e para comunidades indígenas”.

O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) do Ministério da Cidadania, Washington Cerqueira, também comemorou o maior alcance dado ao programa. “Esse é um dos grandes projetos que a SNELIS tem, juntamente com o Ministério da Defesa. E esse aumento de 30 mil para 40 mil crianças sendo beneficiadas com certeza é um salto importante”, ressalta. “Com certeza a gente fica muito feliz e torce para ter mais cidades, mais estrutura dos quartéis e mais atendimento às crianças que tanto precisam”, completa.

O PROFESP tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares. O programa está presente em 129 localidades de todos os Estados e do Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. Atualmente, são atendidas aproximadamente 30 mil crianças.

Por sua abrangência geográfica e qualitativa e graças ao apoio de parceiros, o PROFESP tem sido considerado um dos mais eficazes programas preventivos de segurança pública, além de sua ação no fortalecimento da soberania nacional.

A realização das ações do PROFESP cabe às Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa. Por meio de organizações militares são oferecidas instalações e equipamentos esportivos, infraestrutura e logística.  Os núcleos de atividade esportiva (NAE) do PROFESP contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, de segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado civil e militar.

Ascom - Ministério da Cidadania e Ministério da Defesa

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla