Ministério do Esporte Projeto apoiado pela Lei de Incentivo forma jovens velejadores em Santa Catarina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto apoiado pela Lei de Incentivo forma jovens velejadores em Santa Catarina

Na ocasião dos 77 anos de sua fundação, o Iate Clube de Santa Catarina certificou, na tarde deste sábado (30.11), mais de 40 crianças de 7 a 15 anos como jovens velejadores. O secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, participou da entrega dos certificados e parabenizou a iniciativa. "O governo federal aposta no esporte como uma ferramenta de formação do cidadão e, por isso, dá total apoio a ações como essa. São iniciativas que oferecem às crianças e jovens oportunidades de conhecer um esporte novo e, também, permitem atividade no contraturno escolar”, afirmou Brasil. 

Foto: Jéssica Barz/ Ministério da CidadaniaFoto: Jéssica Barz/ Ministério da Cidadania

Sofia Moreira, com apenas oito anos iniciou no projeto em 2019, mas já adora velejar. “Eu amoestar dentro do mar. Ali eu posso ver golfinhos e várias outras coisas. Esse projeto é colaborativo e por isso eu gosto de estar aqui”, contou.

Criado em 2012, o Projeto Náutico do Iate Clube recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo do Esporte do Ministério da Cidadania. O objetivo é o ensino e a prática de vela, da formação ao alto rendimento, com suporte às classes Optimist, Snipe e Laser. Até o momento, o governo federal já disponibilizou mais de R$ 4 milhões, investidos no desenvolvimento de atletas e do calendário náutico do estado.

Para o gestor de projetos do Clube, Wagner Palmieri, o apoio federal é fundamental para a realização da ação. “Sem a Lei de Incentivo não conseguiríamos executar o campeonato estadual de vela. Além disso, é por causa desse apoio que hoje temos equipamentos suficientes para as nossas crianças”, ressaltou. “Aqui eles aprendem disciplina, características culturais e, também, sobre o mar”.

Foi do Projeto Náutico que saíram dois medalhistas pan-americanos de vela: Matheus Dellagnelo (ouro em Guadalajara 2011 e Lima 2019) e Bruno Fontes (prata em Lima 2019).

Para o secretário especial do Esporte, oportunidades como as oferecidas pelo projeto são importantes para o desenvolvimento e popularização da modalidade. “Tanto o esporte de alto rendimento, quanto o social fazem parte do ciclo do esporte, são precisos ídolos para inspirar os nossos jovens”, falou.

Jéssica Barz - Ministério da Cidadania  

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla